Jannik Sinner derrotou Taylor Fritz por 2 sets a 0, no último domingo (18), e venceu o ATP Finals de forma inédita.O título da competição que encerra a temporada do tênis masculino coroou um ano de ouro do italiano, cada vez mais líder do ranking.
Além do peso que a conquista tem naturalmente, a vitória em Turim teve outros vários significados para o jovem de 23 anos. Sinner acumulou glórias ao longo dos últimos meses e durante o torneio que reúne os oito principais tenistas da atualidade.
Saiba o melhor do tênis e beach tennis de BH, do Brasil e do mundo no Viciados no Tennis
Tudo que o ATP Finals significou para Jannik Sinner
Premiação: o título em Turim rendeu 4,8 milhões (R$ 27,7 milhões) de dólares para o tenista. Ele chegou à quantia recorde de 16,8 milhões de dólares (R$ 96,9 milhões) na temporada, superando o que Novak Djokovic ganhou em 2023.
8 títulos na temporada: Sinner acumulou troféus ao longo do ano. Com o ATP Finals, o tenistas chegou ao oitavo. Além do mais recente, o italiano venceu Australian Open, US Open, Masters 1000 de Cincinnati, Masters 1000 de Miami, Masters 1000 de Xangai, ATP 500 de Rotterdam e ATP 500 de Halle.
Liderança do ranking: a conquista também rendeu mais 1500 pontos para Sinner no ranking da ATP. Ele agora lidera 11.830 pontos, com uma distância de 3.915 para o vice-líder Alexander Zverev. Na história, essa é a quinta maior diferença entre primeiro e segundo colocados da classificação.
Invencibilidade: o campeão conseguiu a incrível marca de levar a taça sem perder um único set em toda a competição. Isso não acontecia desde 1986, quando Ivan Lendl venceu da mesma forma.
Recorde: aos 23 anos e 92 dias, Sinner tornou-se o mais jovem a vencer Australian Open, US Open e ATP Finals na mesma temporada desde 1988.