A estrela brasileira em ascensão João Fonseca tem motivos para comemorar mesmo após a eliminação no Australian Open. Isso porque a derrota de alguns de seus rivais diretos pode levá-lo a consolidação no top 100 do ranking ATP, em que virtualmente ocupa a 99ª colocação.
O brasileiro de 18 anos iniciou o ano na posição 112º. Contudo, após fazer campanha brilhante no Grand Slam, avançou casas na lista e pode chegar para a disputa do Rio Open 2025 entre os 100 melhores tenistas do mundo.
A situação dele é a seguinte: neste momento, acontecem em Portugal e na França dois Challengers, em que rivais diretos de Fonseca lutam jogo a jogo por classificação e concomitantemente, a melhora no ranking. Contudo, os resultados dos últimos dias ressoam como positivos para a jóia do Brasil.
No challenger 100 de Oeiras-POR, o português Jaime Faria foi derrotado, assim como o americano Christopher Eubanks e o suíço Alexander Ritschard. Todos podiam passar João em caso de triunfo.
Já em Quimper-FRA, caíram o principal favorito, o francês Adrian Mannarino e o croata Borna Coric. Contudo, neste campeonato ainda restam atletas que podem ultrapassar João, sendo eles: Alexander Kovacevic (EUA), Mikhail Kukushkin (CAZ), Mackenzie McDonald (EUA) e Laslo Djere (SRB).
Todavia, o tenista carioca só perde posição se Kovacevic alcançar a semifinal e Djere, McDonald ou Kukushkin alcançarem o título.
Combinação de resultados pode ser histórica para o Brasil
Para o país, essa posição de João Fonseca pode culminar numa combinação histórica. Isso porque, se todos os adversários caírem antes, o Brasil passaria a ter três representantes no TOP 100, com Thiago Wild (80º), Fonseca (99º) e Thiago Monteiro (100º). Tal façanha não acontece desde 2017, quando Thomaz Bellucci estava em 55º, Rogério Dutra Silva como o 69ª e Monteiro como o 100º.
João Fonseca: para a história!
Ainda aos 18, João Fonseca já chama a atenção do mundo. Foto: Australian Open
O nome do carioca ganhou o mundo nas últimas semanas com seu desempenho no Australian Open. Com apenas 18 anos, João Fonseca se classificou para a segunda rodada do Grand Slam, alcançando o feito de ter sido o brasileiro mais jovem a vencer uma partida de torneio major. Ele foi derrotado para Lorenzo Sonego, que caiu somente nas quartas de final.
Por conta deste e de outros resultados, ele é considerado um dos tenistas mais promissores do mundo.