O Brasil voltou ao topo do mundo no beach tennis, com Andre Baran. A ITF atualizou o ranking e o catarinense retornou à primeira posição após passar o final de 2024 e o início de 2025 como top 3. A conquista que garantiu a ascensão aconteceu no sábado (26), quando ele venceu o Sand Series de São Paulo e ganhou 600 pontos.
Ao lado do italiano Michele Cappelletti, ele derrotou a antiga dupla líder do ranking, formada pelo francês Nicolas Gianotti e o italiano Mattia Spoto. A vitória foi por 2 sets a 1, com parciais de 2/6, 6/3 e 10/5.
Primeiro brasileiro a liderar o ranking mundial em setembro de 2024, logo após ganhar a Copa do Mundo, Baran retoma sua posição ao enfileirar dois títulos seguidos. Na semana passada, ele ganhou o BT400 de Feira de Santana. Nesta temporada, ele enfrentou um início trepidante, ao perder três finais seguidas. Contudo, abril chegou com conquistas e retorno ao topo do mundo.
"É muito gratificante ver todo o nosso esforço e o nosso suor sendo recompensados dessa maneira. A gente batalhou muito e desde o início da temporada tínhamos como objetivo voltar ao topo do ranking. Glorifico muito a Deus por me capacitar e me permitir viver esse momento tão especial. Enfrentamos algumas dificuldades nos primeiros torneios, mas que serviram apenas para nos fortalecer e nos preparar para chegar até aqui", disse o atleta do Praia Clube.
Com uma pausa de quase duas semanas entre o Sand Series de São Paulo e o próximo compromisso internacional — o Sand Series Classic, nas Ilhas Reunião —, o atleta André Baran vai aproveitar o intervalo fora das quadras para um momento especial: acompanhar o nascimento de seu primeiro filho, Matteo. O jogador, natural de Brusque (SC), vive a expectativa da paternidade ao lado da esposa e celebrou a conquista do título em São Paulo com uma emocionante dedicação à família.
"Estamos muito ansiosos pela chegada do Matteo e confesso que não é fácil conciliar essa expectativa com a rotina de treinos e jogos. Mas eu gostaria muito de que ele nascesse com o pai sendo o líder do ranking e, graças a Deus, consegui dar esse presente a ele e à minha esposa. Não vejo a hora de poder pegar ele no colo e desfrutar desse momento mágico junto da minha família", declarou Baran, emocionado