O mundo do futebol teve forte influência na escolha dos nomes dos recém-nascidos neste ano. O nome Mavie, escolhido por Neymar e Bruna Biancardi para sua filha, recebeu mais de 300 registros em 2024. O nome de origem francesa estreou no ranking na 45ª posição de nomes femininos mais populares. No ano anterior, menos de cinco pessoas haviam registrado.
Os dados são da Babycenter, uma plataforma de apoio à gestação e à parentalidade, e levou em conta mais de 250 mil nomes cadastrados entre 1º de janeiro e 31 de outubro.
Quando ainda estava grávida, Biancardi divulgou o nome da bebê e explicou seu significado. Mavie é uma adaptação da expressão "minha vida", em francês. "Ma" significa "minha" e "vie" significa "vida".
O mesmo aconteceu com o nome de Endrick, jogador de futebol que ganhou popularidade este ano após ser contratado pelo Real Madrid. O nome estreou na lista em 85º lugar. De origem alemã, pode ser traduzido para o português como Henrique.
O nome ficou popular com a ascensão do atleta de 18 anos desde o ano passado. Em 2024, ele se despediu do Palmeiras e passou a jogar pelo Real Madrid - o que fez seu nome ganhar um crescimento de 43% no ranking.
Influencers e novelas
Além do futebol, o mundo do entretenimento também influencia nos batismos. Mais uma personalidade da internet, Ravi, nome do filho de Viih Tube e Eliezer, garantiu o segundo lugar na lista de nomes para meninos. Nascido no último dia 11 de novembro, o bebê tem um dos nomes mais populares do momento, perdendo só para "Miguel".
Por outro lado, os nomes das filhas de Virginia Fonseca e Zé Felipe perderam espaço entre os novos bebês. Em 2023, Maria Alice entrou no Top 5 e Maria Flor estreou em 63º lugar. Já neste ano, os nomes caíram, respectivamente, 15 e 10 posições. José Leonardo, novo caçula, não entrou na lista.
O ranking ainda mostrou que as novelas continuam como grandes influências para mães e pais brasileiros. Em comparação ao último ano, os nomes femininos que mais subiram foram Serena (71º) e Luna (18º), duas das personagens de "Alma Gêmea". A novela, de 2005, foi reprisada na Globo neste ano.
(Luísa Monte/Folhapress)