A Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG) passa a oferecer a partir deste mês testes diagnósticos citogenéticos pelo SUS. O serviço permite o atendimento de demandas por testes de cariótipo, responsáveis pelo estudo dos cromossomos presentes nas células humanas, que auxiliam na investigação de inúmeras condições genéticas e adquiridas.
A iniciativa será realizada em parceria com a prefeitura de Alfenas, por meio do Laboratório de Genética Humana da universidade. Os testes poderão ser utilizados em diversas especialidades médicas, como medicina fetal, neonatologia, pediatria, genética humana, reprodução humana, neurologia, hematologia e oncologia.
“Essa vasta abrangência diagnóstica contribui para o acompanhamento e descobertas de casos de crianças com malformação congênita, deficiência intelectual, autismo, síndrome de Down e outras cromossomopatias, além de auxiliar no diagnóstico de pacientes adultos, sobretudo nos casos de infertilidade e de casais com repetição de abortos. Além disso, a análise cariotípica contribui de maneira crucial no diagnóstico, determinação do tratamento e no prognóstico de leucemias, linfomas e tumores sólidos”, explicou o professor Maurício Castro.
O educador ainda destacou que a oferta do exame do cariótipo, por meio do Laboratório de Genética Humana, é uma ação muito importante para o sistema de saúde local e regional, pois os testes serão oferecidos gratuitamente à população no âmbito do SUS. “Com isso, sabemos que será possível diminuir inúmeras diferenças sociais e atender a população que precisa desse tipo de teste e que não tem os recursos para pagar na rede particular. É a universidade cumprindo o seu papel social”, enfatiza Maurício.
Essa iniciativa é inédita na região. Anteriormente, quando havia necessidade de testes citogenéticos por pacientes de Alfenas e região, os testes eram conduzidos por laboratórios localizados em capitais ou cidades como Campinas e Ribeirão Preto, em São Paulo.