A queda do avião da Voepass, em Vinhedo, no interior de São Paulo, matou 61 pessoas. Dentre as vítimas, estão uma professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), uma delegada da Polícia Civil e um subprocurador do município de Toledo. Quinze médicos que iam para um congresso, em São Paulo, também morreram. 

A lista com o nome das vítimas foi divulgada pela Voepass, após a confirmação da morte das pessoas que estavam a bordo. Dentre os mortos, estavam a professora da UFPR Silvia Cristina Osaki. 

De acordo com a instituição de ensino, ela estava no quadro de docentes desde 2009, lecionando nos cursos de Medicina Veterinária e Ciências Biológicas. Atualmente, ela ministrava as disciplinas de  Zoonoses, Epidemiologia Veterinária, Saúde Pública e Educação para Saúde no setor Palotina, além de participar no Programa de Pós-graduação em Ciência Animal. 

“É com profundo pesar que a Universidade Federal do Paraná (UFPR) lamenta o falecimento da professora Silvia Cristina Osaki. A servidora estava a bordo do avião que caiu na cidade de Vinhedo, em São Paulo, nesta sexta-feira (9). A aeronave partiu do Aeroporto de Cascavel, no oeste do Paraná, em direção ao Aeroporto de Guarulhos. Enlutada, a Universidade Federal do Paraná presta solidariedade aos familiares e amigos da professora Silvia”, diz nota divulgada pela UFPR. 

(Retificação: antes, O TEMPO publicou sobre o ex-secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Alípio Santos Leal Neto, mas a família entrou em contato, comunicando que ele está bem, e a vítima do avião trata-se de um homônimo). 

Médicos morreram indo para Congresso 

De acordo com o vice-presidente do Conselho Regional de Medicina do Paraná, Eduardo Baptistella, 15 médicos morreram no acidente. Eles estavam indo para São Paulo para participar de um Congresso. Nas redes sociais, o conselho lamentou o ocorrido. “O CRM-PR expressa profundo pesar pelas vítimas do trágico acidente aéreo ocorrido nesta sexta-feira”, disse.

Tripulantes 

De acordo com a companhia aérea, quatro tripulantes morreram na queda do avião. As vítimas do acidente são a comissária de bordo, Debora Soper Avila e o piloto Danilo Santos Romano. Outros dois tripulantes, identificados como Rubia Silva de Lima e Humberto de Campos Alencar e Silva, estão entre as vítimas.

Leia também: Vídeos mostram queda de avião da Voepass em Vinhedo (SP)

Árbitro internacional de judô

Sensei Edilson Hobold, de 52 anos, era árbitro internacional de judô. Ele era professor Kodansha 6º Dan. A Confederação Brasileira de Judô (CBJ) soltou uma nota de pesar e afirmou que Hobold "dedicou grande parte da sua vida ao judô, destacando-se como um dos árbitros mais proeminentes do país. Sempre gentil e cortês, tinha o respeito e a admiração de todos que puderam conviver com ele".

"Neste momento de dor e profunda tristeza, a família do judô brasileiro se solidariza aos familiares, amigos e alunos de Edilson Hobold. Que nosso querido amigo possa descansar em paz", completou a entidade.

Lista

A Voepass divulgou os nomes de todos os mortos, após a confirmação de que o acidente não deixou sobreviventes. Veja os nomes abaixo: 

Rosangela Souza

Eliane Andrade Freire

Luciani Cavalcanti

Jose Fer

Denilda Acordi

Maria Auxiliadora Vaz De Arruda

Jose Cloves Arruda

Nelvio Jose Hubner

Gracinda Marina Castelo Da Silva

Ronaldo Cavaliere

Silvia Cristina Osaki

Wlisses Oliveira

Hiale Scarpine Fodra

Daniela Schulz Fodra

Regiclaudio Freitas

Simone Mirian Rizental

Josgleidys Gonzalez

Maria Parra

Joslan Perez

Mauro Bedin

Rosangela Maria de Oliveira

Antonio Deoclides Zini Junior

Kharine Gavlik Pessoazini

Mauro Sguarizi

Leonardo Henrique da Silva

Maria Valdete Bartnik

Renato Bartnik

Hadassa Maria da Silva

Raphael Bohne

Renato Lima

Rafael Alves

Lucas Felipe Costa Camargo

Adrielle Costa

Laiana Vasatta

Ana Caroline Redivo

Jose Carlos Copetti

André Michel

Sarah Sellalanger

Edilson Hobold

Rafael Fernando dos Santos

Lizibba dos Santos

Paulo Alves

Pedro Gusson do Nascimento

Rosana Santos Xavier

Thiago Almeida Paula

Adriana Santos

Deonir Secco

Alipio Santos Neto

Raquel Ribeiro Moreira

Adriano Daluca Bueno

Miguel Arcanjo Rodrigues Junior

Diogo Avila

Luciano Trindade Alves

Isabella Santana Pozzuoli

Tiago Azevedo