Um avião de pequeno caiu no interior do Rio Grande do Sul após bater em uma árvore e na rede elétrica neste sábado (11.1) e os tripulantes saíram sem ferimentos graves. O planador, prefixo PP -FJX, estava sendo rebocado no aeroporto de Montenegro, no vale do Caí (RS) para instrução quando perdeu sustentação, atingiu um eucalipto e em seguida a uma torre da fiação elétrica. A aeronave caiu em um terreno a poucos metros da pista.

O instrutor, o ex-prefeito de Montenegro Carlos Eduardo Müller, 54, que, após sair do planador, reclamou de dores lombares e foi levado para o hospital da cidade. O aluno, identificado inicialmente com Alexandre, 49, saiu andando junto com os membros do Corpo de Bombeiros de Montenegro, que resgataram os tripulantes.

As informações iniciais são de que a aeronave é um planador IPE-02 Nhapecan, de fabricação paranaense. Ele tem cerca de 16 metros de envergadura de asa a asa, 8,5 metros de comprimento e estrutura de madeira e tubos de aço. Planadores não possuem motor. Sua decolagem é feita com auxílio de um monomotor, em geral, que o reboca até ele ser solto e navegar com auxílio das correntes de ar.