A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) declarou nesta sexta-feira (14/02) que vai investigar o falso alerta de terremoto enviado para vários celulares com sistema Android por volta das duas horas da madrugada.
Considerando o caso noticiado e o impacto causado na população, a Anatel instaurou um processo administrativo e, verificada qualquer irregularidade, adotaremos as providências adequadas junto à empresa responsável, de modo a impedir novos episódios", afirmou a Anatel.
A mensagem alertava sobre um possível terremoto, na altura do litoral paulista, de até 5,5 graus de magnitude, e chegou para moradores do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.
De acordo com a Anatel, as mensagens não foram emitidas pelo sistema oficial Defesa Civil Alerta e que os alertas foram enviados diretamente pelo Google. A empresa, inclusive, chegou a emitir um pedido de desculpas após o ocorrido.
"Desativamos prontamente o sistema de alerta no Brasil e estamos investigando o ocorrido. Pedimos desculpas aos nossos usuários pelo inconveniente", anunciou a empresa.