O diretor executivo da Latam, Jerome Cadier, causou polêmica nesta quinta-feira (20) após comentar um acidente envolvendo uma das aeronaves da empresa. Um avião que saiu do Rio de Janeiro para São Paulo sofreu um bird strike (colisão com pássaro) na manhã de hoje e o voo foi cancelado. A parte da frente do avião ficou destruída e, após o ocorrido, o diretor escreveu um "desabafo" no LinkedIn afirmando que os clientes processariam a empresa no dia seguinte.
“Hoje um desabafo! Agora há pouco, mais uma colisão com pássaro (bird strike, na aviação). A aeronave voltou em segurança, mas obviamente o voo foi cancelado, atrapalhando a vida de todos os passageiros, e obviamente da cia [companhia] aérea também. Posso apostar com vocês que a primeira ação na justiça contra a cia aérea, pedindo indenização por dano moral por cancelamento deste voo vai chegar amanhã mesmo…e assim segue a aviação brasileira…a pergunta é: quem paga a conta?”, escreveu o executivo.
Após a postagem, diversos seguidores criticaram a postura do diretor nos comentários da publicação. "Bem esquisito querer culpar consumidores quando as aéreas são anualmente campeãs de reclamações pela baixa qualidade do serviço prestado. O melhor remédio para evitar ações judiciais é a prevenção, não reclamar no Linkedin", escreveu Anthony Novaes.
Outro seguidor também deu a sua opinião. "Sinceramente, qual é o objetivo desse post? Desabafo? Operar um negócio é entender os riscos desse negócio", escreveu Filipe Baeta.
Já o seguidor João Gabriel Cardoso Teixeira apontou que a empresa deveria tratar a questão de forma mais estratégica. "Seria melhor acionar seus funcionários, criar um canal especial para que estes clientes resolvam cada questão individualizada e minimizar tanto o prejuízo dos clientes e da companhia", afirmou.
A reportagem de O TEMPO procurou a empresa para se posicionar sobre as críticas, mas ainda não obteve retorno.
O acidente
A aeronave da Latam realizava o voo LA3367 (Rio de Janeiro/Galeão-São Paulo/Guarulhos) e decolou às 10h35 desta quinta. Porém, precisou retornar ao aeroporto da capital fluminense após um bird strike (colisão com pássaro). O pouso ocorreu às 11h04, e o voo que iria para São Paulo foi cancelado. A parte da frente do avião ficou destruída.
Após o ocorrido, a Latam divulgou uma nota lamentando os transtornos causados e informou que está oferecendo a assistência necessária para que todos os clientes impactados fossem reacomodados em voos da companhia previstos para esta quinta e sexta-feira (21/02).
"A Latam reitera que adota todas as medidas de segurança técnicas e operacionais para garantir uma viagem segura para todos”, afirma a empresa.
(Com informações da Agência Brasil)