Um morador de Caçador, cidade em Santa Catarina, levou um susto ao se deparar com uma onça-parda enquanto caminhava por uma rua da cidade. O flagrante foi registrado por câmeras de segurança. Assista ao vídeo e veja como foi o momento:

O animal também foi filmado passando por uma rua de terra, próximo a um cachorro, que 'encarou' o animal selvagem.

De acordo com a Polícia Militar Ambiental, o caso ocorreu na última quarta-feira (9), no bairro Gioppo. Não houve ataques nem novos avistamentos desde então. A suspeita é de que a onça tenha se escondido em uma área de mata próxima.

A onça-parda é o maior felino encontrado em Santa Catarina e pode atingir até 1,5 metro de comprimento.

Onça mata caseiro no MT

Jorge Avalo, caseiro do pesqueiro Barra do Touro Morto, localizado no Pantanal, foi vítima de um ataque fatal por uma onça-pintada. O incidente foi divulgado na terça-feira (22/04), após a descoberta dos restos mortais de Avalo.  A busca pelo caseiro começou na segunda-feira (21/04), quando visitantes notaram sinais de sangue e pegadas de animal nas proximidades do local de trabalho da vítima.

Avalo foi encontrado a cerca de 300 metros de distância do pesqueiro, em uma área de mata fechada, com sinais que indicavam que ele teria sido arrastado.

Ataque de onça é 'raríssimo' e pode colocar espécie em risco

Caseiro foi vítima de ataque predatório, diz biólogo. Segundo Tiago Leite, coordenador técnico do Instituto Profauna e biólogo especialista em Ecologia e Monitoramento Ambiental, incluindo de felinos, já existe um consenso entre pesquisadores que acompanham o caso de que corpo da vítima serviu de alimento ao animal. 

Ele ressalta, porém, que episódios do tipo são muito raros. "Sabemos que são raríssimos casos de felinos que predam seres humanos", afirma Leite, que estuda o impacto humano em populações felinas silvestres na Mata Atlântica. Apesar disso, pondera: "Ao mesmo tempo, existem estudos que demonstram uma certa tendência de esses animais passarem a buscar esse tipo de recurso [humano] quando têm êxito em uma caçada".