Um pastor foi preso no Espírito Santo na última sexta-feira (25) sob suspeita de hipnotizar adolescentes do sexo masculino para abusar deles sexualmente.
O homem de 49 anos, que não teve a identidade revelada, foi preso preventivamente na cidade de Anchieta, a 85 km de Vitória. "A prisão foi realizada no distrito de Maimbá em cumprimento de um mandado de prisão preventiva", diz a Polícia Civil em nota.
Ele é investigado pelo crime de estupro de vulnerável. "Embora não tenha havido violência física ou grave ameaça, as sessões de hipnose criavam uma situação em que as vítimas estavam impossibilitadas de resistir", explica a delegada Luiza Jacob, da 10ª Delegacia Regional de Anchieta.
Segundo a polícia, o pastor misturava promessas religiosas a técnicas de hipnose para enganar os menores. "Durante esses encontros, o homem dizia que realizaria 'curas'", diz a delegada. "Explorando o estado de vulnerabilidade das vítimas durante a hipnose, os abusos ocorriam."
O crime teria acontecido em dois lugares: três vezes em sua residência e outra no banheiro de uma igreja local. As investigações começaram em setembro de 2024, quando a mãe de uma das vítimas procurou a polícia.