Quatro servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) continuarão afastados de suas funções por mais 60 dias, conforme estabelecido pela Portaria nº 2.485/2025, publicada nesta segunda-feira (28/7) pela Corregedoria-Geral da União da Controladoria-Geral da União (CGU).

Os servidores Geovani Batista Spiecker, Reinaldo Carlos Barroso de Almeida, Jucimar Fonseca da Silva e Vanderlei Barbosa dos Santos, todos Técnicos do Seguro Social, estão sendo investigados no âmbito do processo administrativo disciplinar nº 00190.104629/2025-02.

Durante o período, eles permanecerão com suas remunerações preservadas, mas seguem impedidos de acessar as dependências internas do órgão de origem, sistemas eletrônicos, equipamentos e documentos institucionais. Exceções são permitidas apenas para o exercício do direito à ampla defesa no próprio processo em curso.

O afastamento preventivo é regulamentado pelos artigos 143, 147 e 152 da Lei nº 8.112/1990, que trata do regime jurídico dos servidores públicos civis da União.

A medida foi assinada pela corregedora-geral da União, Fernanda Alvares da Rocha, e entra em vigor na data da publicação.

Acompanhe outras notícias nacionais em O TEMPO Brasil.