O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou nesta segunda-feira (7) a Portaria nº 435, de 3 de julho de 2025, com as diretrizes oficiais para a realização do Saeb 2025 (Sistema de Avaliação da Educação Básica). A avaliação será aplicada entre 20 e 31 de outubro, com foco em escolas públicas e privadas, abrangendo desde a educação infantil até o ensino médio.

Avaliação vai além de português e matemática

O Saeb 2025 trará avaliações de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, com aplicação censitária em escolas públicas e amostral em escolas privadas. Também serão coletadas respostas de questionários eletrônicos e impressos de alunos, professores, diretores e familiares.

Educação Infantil entra na avaliação

Pela primeira vez, a educação infantil será incluída de forma mais estruturada no sistema, com aplicação amostral de questionários voltados a diretores e professores de creches e pré-escolas, públicas e privadas.

Foco ampliado: equidade, cidadania e valores

A nova edição do Saeb considera sete dimensões para avaliar a qualidade da educação: atendimento escolar, ensino e aprendizagem, investimento, profissionais da educação, gestão, equidade e cidadania, direitos humanos e valores.

Quem será avaliado?

A população-alvo inclui estudantes do 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental e da 3ª e 4ª séries do ensino médio, além de turmas da educação infantil. Porém, escolas com menos de 10 estudantes por etapa, turmas multisseriadas e de EJA, entre outras, não serão incluídas na população de referência.

Quando e como acontecerá?

  • Aplicação impressa: 20 a 31 de outubro de 2025
  • Questionários eletrônicos: setembro a novembro de 2025
  • Resultados preliminares: julho de 2026
  • Resultado final: a partir de 28 de agosto de 2026

Acesso e recursos

Os dados, cadastros e resultados estarão disponíveis no Sistema Saeb. Diretores escolares poderão interpor recursos contra os resultados preliminares de 6 a 10 de julho de 2026.

Mais informações e os anexos completos estão disponíveis no Diário Oficial da União e no Portal do Inep.

Acompanhe mais notícias sobre educação em O TEMPO