Um garoto de 14 anos aplicou a manobra de Heimlich e salvou a vida do primo, de 13, que se engasgou com uma mistura de leite e flocos crocantes. Silas, o familiar mais velho, usou a técnica de primeiros socorros para desengasgar Igor Vasconcelos na cozinha do apartamento, em Fortaleza. O momento foi capturado pelas câmeras de segurança.

Igor, que mora em Tianguá, interior do Ceará, estava na capital desde o início da quinta-feira (7/8) para participar de um evento educacional com familiares. O momento de descontração entre os primos na sala do apartamento transformou-se em emergência quando Igor começou a se engasgar enquanto ria.

Leia também: Veja o que fazer quando o bebê se engasga

O sistema de vigilância da cozinha registrou toda a sequência. As imagens mostram Igor chegando quase sem fôlego e tossindo bastante próximo à pia. Joana, mãe de Silas e tia de Igor, tentou auxiliar o sobrinho batendo em suas costas e pedindo que ele erguesse os braços, sem sucesso. Veja o momento:

Lione Vasconcelos, de 46 anos, mãe de Igor, descreveu como a situação evoluiu: "É aí que o Silas se toca e vê que o Igor não tava brincando, que realmente ele tava engasgado. E aí começa a aflição, o desespero. A Joana disse que não sabia como agir, passava o pano na pia. A gente até começou a rir revendo o vídeo várias vezes depois, vendo os detalhes. Ela disse que ficou tão apavorada, que não sabia o que fazer", afirmou em entrevista ao Fantástico, da Globo.

Percebendo a gravidade, Joana instruiu Silas a procurar ajuda na residência de um vizinho médico. Ela também saiu para bater à porta do profissional. Neste intervalo, sozinho com o primo na cozinha, Silas executou a manobra de Heimlich.

Leia também: Policial militar salva bebê engasgado com leite em Minas Gerais [VÍDEO]

Desfecho positivo

A ação rápida do adolescente foi determinante para o desfecho positivo do caso. Segundo Lione, o sobrinho explicou seu raciocínio: "O Silas disse que, quando saiu na porta para poder pedir ajuda, ele pensou... Ele pensou: 'se eu pedir ajuda, como a minha mãe não está sabendo socorrer, o Igor vai estar morto quando eu voltar'. Então ele já retornou na hora e fez a manobra. E foi isso que salvou o Igor".

Após a aplicação da técnica, Igor conseguiu expelir parte do líquido e sua respiração normalizou. O conhecimento que permitiu a Silas realizar o procedimento veio de conversas com Eduardo, seu irmão mais velho.

"Ele [Eduardo, irmão de Silas] tem aquelas curiosidades que algumas pessoas têm, de saber como salvar uma pessoa. Ele viu alguns vídeos de internet. E, dessa vez, o Silas colocou em prática o que tinha conversado com o irmão", explicou a mulher.

Atendimento médico ainda é necessário

Mesmo em casos em que a pessoa consegue desengasgar, ainda é importante procurar atendimento médico. Na mesma noite do incidente, Igor foi encaminhado a um hospital particular em Fortaleza para avaliação, uma vez que ele apresentava dores na garganta e no peito. Por lá, recebeu medicação e não desenvolveu sequelas.

Lione expressou sua angústia ao saber do ocorrido: "Foi uma situação horrível mesmo. Eu só sabia chorar. Na hora, eu já mandei buscá-lo. E ficou todo mundo abalado de saber que, de certa forma, a gente é tão vulnerável. Num piscar de olhos, tudo pode se acabar".

Inicialmente hesitante quanto à divulgação das imagens do salvamento, a família decidiu compartilhar o vídeo após conversas. Eles concordaram sobre a importância de conscientizar outras pessoas sobre a manobra de Heimlich, técnica que pode salvar vidas em situações emergenciais.

O caso mostra os riscos de engasgo, que podem afetar pessoas de todas as idades. Embora geralmente haja maior preocupação com esse tipo de acidente envolvendo crianças pequenas ou idosos, o episódio indica que adolescentes também estão sujeitos a situações semelhantes.