O vídeo de Bibi, uma cachorra caramelo que dediciu salvar uma tartaruga marinha com dificuldades de deixar o mar na praia da Armação, em Santa Catarina, tem conquistado internautas nas redes sociais. Apelidada de heroína, Bibi fez o 'resgate' no último domingo (25/08) durante um passeio com o seu tutor, que registrou toda a ação em vídeo.
As imagens mostram o momento em que a vira-lata, acompanhada de outra cachorra chamada Jade, entra nas águas e segura a tartaruga com a boca. Em seguida, a cachorra caramelo corre em direção à areia, arrastando o animal marinho para longe da água.
Após deixarem a tartaruga em local seguro, as duas cachorras começaram a latir para chamar a atenção do tutor, que então percebeu a situação e tomou as providências necessárias.
"Meu dono não entendeu de imediato que eu só estava pedindo pra ele chamar ajuda. As tartarugas marinhas precisam vir regularmente à superfície para respirar e esta por algum motivo não estava conseguindo, talvez pelo mar revolto", publicou o tutor de Bibi em uma rede social dedicada às aventuras da cachorra caramelo.
O resgate aconteceu porque a tartaruga apresentava dificuldades para nadar e não conseguia subir à superfície para respirar devido ao mar agitado naquele dia.
Veja o vídeo:
Uma publicação compartilhada por Profissão Guarda-Vidas (@profissaoguardavidasoficial)
O tutor de Bibi acionou o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). A equipe do projeto foi até o local e realizou o resgate oficial do animal marinho, que foi encaminhado para avaliação e cuidados adequados.
O exame externo realizado pela equipe veterinária do PMP-BS constatou que a tartaruga estava com escore corporal ruim e apresentava flutuabilidade positiva (dificuldade para afundar na água).
O PMP-BS reforçou a importância de manter animais domésticos afastados de animais marinhos encalhados. O contato pode causar ferimentos e possível transmissão de doenças, além de colocar os próprios pets em situação de perigo.
Ao avistar um animal marinho debilitado na faixa de areia, a população deve acionar os canais oficiais de atendimento.