O secretário de Governo da Prefeitura de Itumbiara, no sul do estado de Goiás, Thales Naves Alves Machado, de 40 anos, atirou contra os dois filhos e se matou em seguida na madrugada da quinta-feira (12). Thales era genro do prefeito da cidade, Dione Araújo, e pai de duas crianças, de 12 e 8 anos, netos do prefeito. O mais jovem segue internado em estado gravíssimo.

Conforme informado pela Polícia Civil de Goiás à reportagem de O TEMPO, "o caso é tratado como homicídio consumado e homicídio tentado, seguidos de autoextermínio por parte do autor". O órgão instaurou um inquérito para apurar o caso e declarou que, "até o presente estágio, não há elementos que indiquem a participação de terceiros".

A investigação é conduzida pelo Grupo de Investigação de Homicídios de Itumbiara (GIH). Ainda conforme informações da polícia, "o GIH acompanhou os trabalhos da perícia técnico-científica até a remoção do corpo e segue em campo com levantamentos, oitivas e requisições periciais, preservando o sigilo do inquérito e respeitando a dor dos familiares".

Horas antes do crime, Thales fez uma publicação dizendo amar os filhos, com um vídeo onde filma o mais velho durante uma aula de judô e segura o mais novo no colo. Em outra publicação, já deletada, o secretário dizia que estava no "limite do improvável" e dava a entender que o relacionamento havia chegado ao fim, apontando uma suposta traição da esposa. 

A Secretaria de Comunicação de Itumbiara confirmou a morte de Thales e de Miguel Araújo Machado, de 12 anos, que foi encaminhado ao hospital, mas não resistiu. Ainda segundo a pasta, a criança de 8 anos foi submetida a cirurgia e segue internada em estado gravíssimo.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (PSD), divulgou uma nota de pesar sobre o caso também nesta manhã, declarando que "notícia de violência dentro de um lar, sobretudo quando crianças são vítimas, atinge em cheio a família e coloca todo o nosso Estado de luto". O político, ex-correligionário de Dione Araújo (União Brasil), informou que está em deslocamento a Itumbiara.

Leia nota da Polícia Civil sobre o caso

A Polícia Civil de Goiás informa que instaurou inquérito policial para apurar os fatos ocorridos na madrugada desta quinta, envolvendo Thales Machado e seus filhos. A investigação é conduzida pelo Grupo de Investigação de Homicídios de Itumbiara (GIH), que já adotou as providências iniciais cabíveis.

A Polícia Civil informa que, neste momento, o caso é tratado como homicídio consumado e homicídio tentado, seguidos de autoextermínio por parte do autor. Até o presente estágio, não há elementos que indiquem a participação de terceiros.

O GIH acompanhou os trabalhos da perícia técnico-científica até a remoção do corpo e segue em campo com levantamentos, oitivas e requisições periciais, preservando o sigilo do inquérito e respeitando a dor dos familiares.

Veja nota do governador de Goiás

Gracinha e eu ficamos extremamente consternados com a tragédia que aconteceu em Itumbiara nesta noite. A notícia de violência dentro de um lar, sobretudo quando crianças são vítimas, atinge em cheio a família e coloca todo o nosso Estado de luto.

Diante do ocorrido, suspendemos nossas agendas e estamos a caminho de Itumbiara ainda nesta manhã para prestar nossa solidariedade.

Neste momento de extrema dor, me solidarizo com os familiares, amigos e com toda a comunidade itumbiarense. Em especial, abraço fraterno ao meu amigo, o prefeito Dione Araújo. 

Peço a Deus que dê força a todos os que sofrem com essas perdas. Que a fé e a união ajudem todos a atravessar este momento tão difícil.