Alerta

Brasil confirma mais 5 casos de gripe aviária em aves silvestres; ao todo são 30

De acordo com o Mapa, há ainda mais seis casos em investigação


Publicado em 08 de junho de 2023 | 20:47
 
 
 

Cinco novos casos de gripe aviária foram informados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) nesta quinta-feira (8). Ao todo, o Brasil chega a 30 casos da doença, todos em aves silvestres. Há ainda seis casos sob investigação. As informações estão disponíveis na plataforma criada pelo ministério para o acompanhamento de focos do vírus.

Segundo o Mapa, o site pode ser consultado por qualquer pessoa e será atualizado duas vezes ao dia, às 13h e às 19h. "À medida que for necessário, o Mapa continuará aperfeiçoando a ferramenta para facilitar o acesso às informações para toda a população brasileira", afirma o órgão.
A suspeita da doença, explica a plataforma, pode ser descartada com base na avaliação clínico-epidemiológica realizada pelo médico veterinário oficial, encerrando-se a investigação sem necessidade de coleta de amostras para diagnóstico laboratorial.

O governo federal afirma que o Brasil continua livre de influenza aviária na criação comercial e mantém seu status de livre da doença perante a Organização Mundial de Saúde Animal, exportando seus produtos para consumo de forma segura.

O ministério segue alertando a população para que não recolham as aves que encontrarem doentes ou mortas e acionem o serviço veterinário mais próximo para evitar que a doença se espalhe.

Nesta semana, o governo federal anunciou crédito extraordinário de R$ 200 milhões ao Mapa para combater a gripe aviária no país.

O Brasil segue em estado de emergência zoossanitária, o que possibilita a mobilização de verbas da União e a articulação com outros ministérios, organizações governamentais e não governamentais e a suspensão de feiras de exposição de aves. Para o consumidor, não há nenhuma mudança até o momento. (FOLHAPRESS)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!