Celebração

Doodle do Google homenageia líder indígena Rosane Mattos Kaingang

Ela iniciou sua vida de serviço à comunidade indígena em 1992 durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento

Por O TEMPO
Publicado em 03 de junho de 2022 | 10:44
 
 
 
normal

O Doodle do Google desta sexta-feira (3) homenageia a líder indígena Rosane Mattos Kaingang. Falecida em 2016, Roseane era ativista pelos direitos indígenas. Ela foi uma representante fundamental da comunidade indígena ao colaborar com o Conselho de Direitos Humanos (CNDH) na investigação de violações dos direitos indígenas brasileiros.

Ela iniciou sua vida de serviço à comunidade indígena em 1992 durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento.

Descendente do povo Kaingang, etnia indígena originária principalmente dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, ela lutou, especialmente, pelo reconhecimento de territórios legítimos, além do desenvolvimento comunitário sustentável e acesso à educação e serviços médicos de qualidade.

A ativista também trabalhou na conscientização das mulheres indígenas ao ser uma das fundadoras do Conselho Nacional de Mulheres Indígenas do Brasil.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!