Pandemia

Feriadão deve aumentar os casos de Covid-19 em BH: 'bomba propulsora do vírus'

Reunião entre familiares, grandes eventos, movimentação de pessoas e cobertura vacinal aquém do ideal são as principais causas do crescimento de casos da doença

Por Lucas Negrisoli
Publicado em 15 de novembro de 2022 | 15:56
 
 
 
normal

O feriadão da Proclamação da República (15) vai impactar na proliferação da Covid-19 em Belo Horizonte, e pode funcionar como uma “bomba propulsora” do vírus. Essa é a análise dos médicos infectologistas Unaí Tupinambás e Estevão Urbano, que foram integrantes do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 na capital mineira.  

Reunião entre familiares, grandes eventos, movimentação de pessoas e cobertura vacinal aquém do ideal são as principais causas do crescimento de casos da doença. Os efeitos da alta de transmissão começaram a ser observados na cidade, com possibilidade de expansão nas próximas semanas.  

“Vai ter um aumento nos casos. Quanto mais as pessoas se aglomeram, maior será a transmissão. A situação é uma bomba propulsora para o vírus, e já estamos sentindo o impacto. A hora é de se cuidar, tomar a vacina, usar máscara em locais fechados, evitar aglomeração. As medidas são as mesmas”, pontua Urbano. 

“O reflexo vai ser se as pessoas não usarem máscara em lugar fechado. Vamos ter um aumento nas próximas semanas. O segundo turno das eleições, grandes shows, também podem impactar, além de que as pessoas se encontram mais no feriado”, completa Tupinambás. completa Tupinambás.  

Em duas semanas, o número de testes com resultados positivos para Covid-19 na rede pública de Belo Horizonte dobrou – de 3% para cerca de 6%, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. O aumento, de acordo com a prefeitura da capital, ainda não teve reflexo na demanda por internações hospitalares, leitos de UTI e no coeficiente de mortalidade por Covid-19. O Executivo informou, em nota, que “a incidência de casos acumulados nos últimos 14 dias, continua abaixo de 20 por 100 mil habitantes”.  

Diante do aumento de casos em todo o país, a Secretaria Municipal de Saúde reitera a importância fundamental da vacinação contra a Covid-19, incluindo a aplicação das doses de reforço previstas para os grupos e faixas etárias elegíveis já convocados. Para a convocação das pessoas abaixo de 40 anos, falta ainda a determinação do Ministério da Saúde e o envio de novas remessas de vacinas. Outro aspecto fundamental para controle da pandemia é a testagem laboratorial, especialmente para as pessoas com sintomas compatíveis com a Covid-19 (dor de garganta, tosse, coriza, febre). 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!