Uma jovem, de 20 anos, identificada como Maria Luiza Rodrigues, sofreu uma grave intoxicação e precisou ser socorrida às pressas após misturar produtos químicos de limpeza enquanto lavava o banheiro de casa em Cuiabá (MT), no último sábado (19/08).
Segundo testemunhas, após o incidente, a jovem foi encaminhada para um hospital da região e precisou de tratamento médico imediato, incluindo injeções intravenosas de adrenalina e antialérgicos.
Maria Luiza revela que, mesmo habituada a misturar produtos de limpeza, desta vez sentiu um desconforto durante a tarefa e acreditava que estava tudo normal. No entanto, começou a ter dificuldades para respirar e notou que sentiu a garganta 'fechando', indicando uma reação alérgica.
A jovem admitiu, ao g1, ter usado um produto mais potente desta vez em comparação com suas limpezas anteriores. Além disso, ressaltou a importância de ler atentamente os rótulos dos produtos e reconheceu que esse descuido foi o principal fator por trás do incidente.
Conforme a equipe médica responsável pelo atendimento de Maria Luzia, ao chegar no hospital a jovem apresentava saturação baixa e, em resposta à gravidade da situação, recebeu antialérgicos e uma injeção de adrenalina, frequentemente administrada em casos mais graves de reações alérgicas.
No dia seguinte, Maria Luiza tentou realizar atividades físicas, mas sentiu-se cansada rapidamente devido aos efeitos da intoxicação.
"Quero deixar um alerta para as pessoas não deixarem de ler os rótulos. Esse foi o meu maior erro. A gente costuma ignorar isso, mas é uma coisa muito séria. Eu só me dei conta depois que já havia passado um tempo", disse.
Veja também: Anvisa alerta sobre aumento de intoxicação por produtos de limpeza
Entenda o risco
É comum as pessoas pensarem que vários produtos utilizados simultaneamente possa potencializar a limpeza, no entanto, isso pode ser muito perigoso para a saúde.
Uma mistura incorreta pode gerar reações químicas prejudiciais à saúde, intoxicação respiratória, irritação nos olhos, queimaduras, dentre vários outros problemas.
Portanto, é importante ficar alerta e sempre ler os rótulos dos produtos para entender o que pode ou não ser misturado e qual é a melhor forma de manuseá-los.
Com informações de g1.