Saúde

Laboratórios fazem 3 vezes mais testes de Covid e positividade chega a quase 40%

Em uma semana, número de exames passou de 18.510 para 54.380, segundo a Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed)

Por Gabriel Rodrigues
Publicado em 18 de novembro de 2022 | 13:34
 
 
 
normal

A relativa calmaria dos laboratórios que realizam testes de Covid-19 no Brasil foi interrompida nas últimas semanas. O número de exames realizados quase triplicou entre a semana terminada no dia 4 de novembro e a semana passada, encerrada no dia 11: foram 18.510 exames na primeira semana e 54.380 na segunda, de acordo com a Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed).

A taxa de positividade dos exames, que indica a porcentagem dos que tiveram resultado positivo, também escalou e aumentou cinco vezes, passando de cerca de 23% para praticamente 40% em uma semana. Antes, foram 4.276 exames positivos, valor que subiu para  21.700.

A diretora-executiva da Abramed, Milva Pagano, pontua que os números reforçam o alerta da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) sobre o aumento de casos de Covid-19 no Brasil, em meio a temores sobre a disseminação da subvariante da ômicron, a BQ.1. Há cerca de um mês e meio, a taxa de positividade apurada pela Abramed era de 3,7%, mais de dez vezes menor que a atual.

“Os dados nos mostram que, na segunda semana de novembro, houve um aumento na procura por exames, ou seja, a população foi se testar mais, provavelmente devido ao aumento de sintomas. Esse é um comportamento muito importante, pois somente com a testagem segura e com o diagnóstico preciso e correto podemos evitar disseminar ainda mais o vírus. Os testes que fundamentam as estratégias para controle da pandemia no mundo”, diz Pagano.

Em Belo Horizonte, a taxa de positividade no sistema público passou de 3% para 15% em poucas semanas, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. Por isso, a prefeitura decidiu retomar o uso obrigatório de máscara no transporte coletivo e em unidades hospitalares a partir desta sexta-feira (18). É possível agendar um teste rápido gratuito pela prefeitura.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!