Insegurança

Mais de 20 presos fogem no Acre

Polícia investiga se fugitivos teriam relação com os de presídio no Paraguai

Por AGÊNCIA ESTADO
Publicado em 21 de janeiro de 2020 | 06:00
 
 
 
normal

A Polícia Federal e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) foram acionadas pelo governo do Acre para ajudar com informações sobre a fuga de 26 presos do presídio Francisco de Oliveira Conde na madrugada de ontem, em Rio Branco, capital do Acre. A informação foi confirmada durante coletiva de imprensa realizada no Gabinete Civil do Acre. O objetivo é saber se há relação com a fuga ocorrida no Paraguai. 

Um dos fugitivos do Acre foi recapturado, escondido em uma área de mata próximo ao complexo. O plantão no complexo penitenciário, incluindo as três guaritas instaladas na muralha de 7 m, estava sob responsabilidade da Polícia Militar até ontem. “Foi o último plantão da PM hoje”, lamenta o presidente da Associação dos Policiais Penais do Acre, Eden Alves, que defende a permanência do efetivo de 187 policiais militares na segurança. 

O governo vai manter o cronograma de retirada de policiais do complexo. “Eu não concordo e vai piorar muito a situação”, opina a juíza Luana Campos. Ela atuou durante oito anos na Vara de Execuções Penais e manteve a postura de cobrar do poder público providências para que a Lei de Execuções Penais fosse aplicada. 

O último relatório elaborado pela equipe dela feito em dezembro passado apontava falhas na infraestrutura do prédio que possibilita construção de túneis e buracos. Atualmente, são 1.170 policiais penais que atuam no Sistema Penitenciário do Acre para garantir a vigilância de aproximadamente 8.000 presos. Mais da metade deles está no Presídio Francisco de Oliveira Conde. O Pavilhão L, onde estavam os presos ligados ao Primeiro Comando da Capital (PCC) e ao Bonde dos 13, grupo regional associado à facção paulista, foi o mesmo onde morreram cinco pessoas em uma rebelião em 2016. 

O Acre já realizou dois pedidos de intervenção federal em função da segurança pública, mas não foi atendido. Um terceiro pedido será formalizado para que o Exército e a Polícia Rodoviária Federal atuem em áreas estratégicas da fronteira.

Fugitivos do Paraguai. Dois foragidos da Penitenciária de Pedro Juan Caballero foram recapturados ontem. O paraguaio Sabio Darío González Figueredo, que cumpria pena por roubo, estava escondido em uma casa no bairro de San Juan, perto da penitenciária.

Horas antes, um fugitivo brasileiro foi recapturado pelo Departamento de Operações da Fronteira (DOF) em Ponta Porã (MS). De acordo com o DOF, ele tem 30 anos, é de Imperatriz (MA) e cumpre pena por tráfico de drogas.

Inteligência em MG monitora criminosos
Com a fuga no domingo de 76 integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC), entre eles 40 brasileiros, de uma penitenciária no Paraguai, autoridades de segurança pública de Minas também devem acender o alerta para evitar a entrada desses criminosos no Estado. É o que recomendam especialistas no assunto. 

“Nós já temos vários episódios anteriores que a melhor maneira de lidar com organizações criminosas é na base de um bom serviço de inteligência nas ações de prevenção”, alerta Robson Sávio, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. 

Para o especialista, o melhor remédio nessas horas “é acender a luzinha de alerta, colocar o sistema de inteligência para funcionar e reforçar a segurança nos presídios para evitar que um mal maior possa acontecer.” Ninguém sabe a pretensão do PCC com essa fuga”, disse Sávio.

Ligação. A Secretaria de Segurança Pública de Minas informou que já trabalha de forma integrada no assunto e identificou todos os criminosos oriundos da fuga no Paraguai e com alguma relação em Minas. “A atividade de inteligência está ativa na proteção da sociedade mineira. Nenhum detalhe, entretanto, pode ser fornecido por questões de segurança”, afirmou. (Pedro Ferreira)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!