RECONHECIMENTO

O Tempo é finalista de prêmio AMAERJ com especial Yanomami

A premiação busca homenagear ações em defesa dos direitos humanos, dando visibilidade a práticas e trabalhos nesta área


Publicado em 03 de outubro de 2023 | 13:43
 
 
 
normal

O especial de O Tempo, “Missão Yanomami – A União de Esforços para Salvar Vidas”, publicado em fevereiro deste ano, é finalista do 12º Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos, na categoria Reportagens Jornalísticas. A premiação busca homenagear ações em defesa dos direitos humanos, dando visibilidade a práticas e trabalhos nesta área.

Logo que estourou a crise humanitária dos Yanomami, no Norte do país, O Tempo criou um grupo especial, com profissionais de todas as editorias, para executar um caderno que foi impresso em 36 páginas. O material também foi veiculado no portal, nas redes sociais e na rádio O Tempo FM 91,7.

Durante dez dias, dois repórteres e dois fotógrafos de O Tempo estiveram em Roraima e conseguiram chegar ao interior da terra indígena, na Floresta Amazônica, na região de Surucucu, onde vivem os indígenas. O especial jornalístico também mostrou os reflexos do problema na capital Boa Vista. 

Mais de 500 crianças Yanomami morreram (nos últimos quatro anos), além de idosos e indígenas de outras idades, vítimas de fome, malária, gripe e pneumonia, em consequência da atuação do garimpo ilegal. A atividade criminosa dentro do território indígena, onde vivem esses povos originários do Brasil, levou destruição à floresta, contaminou rios, matou animais e, ainda, causou estragos nas relações familiares de muitos Yanomami.

O prêmio da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro homenageia a memória da juíza Patrícia Acioli – assassinada em 2011, com 21 tiros, em Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro. Ela atuava em processos contra vários integrantes da Polícia Militar, acusados de envolvimento com milícias e grupos de extermínio.

Na categoria Reportagens Jornalísticas, O Tempo concorre com outros veículos, como a TV Globo (Jornal Nacional), jornal Extra, Diário do Nordeste e Agência Pública. O vencedor será conhecido na cerimônia de premiação, no dia 6 de novembro, no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.
 
Também são avaliados trabalhos em outras categorias: Magistrados, Trabalhos Acadêmicos e Práticas Humanísticas. Segundo a Amaerj, esta edição bateu o recorde histórico de inscrições, com 371 trabalhos.

Clique aqui e confira a lista de todos os finalistas.

Confira abaixo a íntegra do Especial Yanomami

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!