Rio de Janeiro. Um dos principais líderes da facção criminosa Comando Vermelho nos anos 1980, Isaías da Costa Rodrigues, o Isaías do Borel, 58, foi preso neste domingo no morro do Borel, na zona norte do Rio, por policiais militares da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) local. Ele é acusado de liderar o tráfico na região.

Isaías estava livre desde 2012, quando encerrou o cumprimento de 22 anos de prisão, cinco deles em presídios federais. Segundo a Polícia Civil, o acusado carregava duas pistolas calibre 40, uma pistola calibre 9 mm, oito carregadores, quatro radiotransmissores e celulares.

Os PMs da UPP e do Grupamento Tático de Polícia de Proximidade faziam patrulhamento na Praça da Bíblia quando detiveram quatro adultos e um adolescente. Além de Isaías, foram presos Severino Cícero de Lima e Natanael Ramos de Oliveira Filho, ambos de 29 anos, e Fernando Maurício Fernandes, 40. A quadrilha tentou resistir à prisão e iniciou tiroteio com os policiais, mas não conseguiu fugir. O Setor de Inteligência da UPP afirma que o grupo comanda o tráfico na região.

Isaías do Borel começou a praticar crimes em 1981, quando assaltava mansões no Alto da Boa Vista, bairro nobre do Rio. Em 1983, assumiu o comando de uma quadrilha de traficantes no Morro do Borel e chegou a liderar quase 200 criminosos. Condenado por tráfico de drogas e homicídio, ficou inicialmente no presídio de Bangu,de onde teria continuado comandando sua quadrilha. Em dezembro de 2006, Isaías foi acusado de ordenar uma série de ataques nas ruas do Rio.