Após preconceito

Racismo contra Maju será investigado

Jornalista explicou que medidas legais serão tomadas para evitar ataques a ela e a outras pessoas

Por Renato Torres
Publicado em 03 de julho de 2015 | 22:05
 
 
 
normal

A jornalista Maria Júlia Coutinho, responsável por apresentar a previsão do tempo no “Jornal Nacional”, da TV Globo, falou nesta sexta-feira (3), durante a exibição do telejornal, sobre as ofensas com conteúdo racista das quais foi alvo na noite do dia anterior.

No Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial, Maju, como é carinhosamente conhecida, disse que lida com a questão do preconceito há muito tempo, mas que não esmorece diante disso. “Eu cresci numa família muito consciente, de pais militantes, que sempre me orientaram. Eu sei dos meus direitos. Acho importante essas medidas legais serem tomadas até para evitar ataques a mim e a outras pessoas”, disse a jornalista.
 

 

FOTO: Reprodução
Reprodução
Racismo contra Maju será investigado

 


Investigação

As medidas às quais ela se refere são a abertura de um inquérito, em São Paulo, para apurar os crimes de racismo e injúria qualificada, a pedido do promotor criminal Cristiano Jorge dos Santos. No Rio, o Ministério Público pediu à Promotoria de Investigação Penal que acompanhe o caso na
Delegacia de Repressão a Crimes de Informática.

Maria Júlia disse que ficou muito feliz com as milhares de demonstrações de carinho que recebeu nas redes sociais e que os ataques partiram de uma minoria. Os comentários racistas contra a jornalista foram feitos por cerca de 50 usuários do Facebook, que fizeram comentários na página do “Jornal Nacional” após a publicação de uma foto de Maju. Entre os posts com tons preconceituosos, um usuário escreveu que a profissional só havia conseguido a vaga no telejornal graças ao sistema de cotas.

Durante essa quinta, milhares de pessoas se manifestaram na web a favor da jornalista. Os colegas de emissora também se posicionaram.

Pouco antes de o principal telejornal da Rede Globo começar, o apresentador, William Bonner, postou em seu perfil no Instagram um vídeo de apoio a Maju.

Mais cedo, ele já havia gravado imagens onde aparecia dizendo que tinha um “recado” para os internautas. Em seguida, ele passa a palavra para a colega Renata Vasconcelos, que puxa o coro “Somos todos Maju”, junto com o restante da equipe.

Nas redes sociais, a resposta veio rapidamente. Menos de uma hora após a publicação das imagens, o vídeo já havia sido visualizado mais de 711 mil vezes no Facebook e a hashtag #SomosTodosMajuCoutinho era o assunto mais comentado no Twitter em todo o mundo.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!