ZONA SUL PAULISTA

Reintegração de posse de terreno resulta em confronto em SP

Moradores de área ocupada atearam fogo em varracos e entraram em conflito com a Tropa de Choque da PM de São Paulo ao tentar impedir a entrada de trator no local

Por DA REDAÇÃO
Publicado em 28 de outubro de 2014 | 14:35
 
 
 
normal

Prefeitura de São Paulo fez nesta terça-feira (28) a reintegração de posse em um terreno de sua propriedade localizado no bairro da Pedreira, na zona sul de São Paulo.

De acordo com a PM, policiais deram apoio à GCM (Guarda Civil Metropolitana) porque alguns moradores se recusavam a deixar o local. Os sem-teto, segundo a PM, chegaram a atear fogo em barracos para tentar impedir a passagem do trator.

Segundo a PM, são 300 pessoas no terreno, mas a situação é tranquila na tarde desta terça (28).

O terreno, que fica na rua Alba, perto da divisa com Diadema (ABC) é uma área de proteção permanente e pertence à prefeitura.

Procurada, a Prefeitura de São Paulo informou que a reintegração foi feita porque é uma área de alto risco.

Segundo nota enviada pela gestão Fernando Haddad (PT), cerca de mil famílias começaram a ser removidas em 2008, mas um novo grupo voltou a ocupar a área.

Das mil famílias, "179 já foram contempladas com unidade habitacional definitiva. Outras 520 famílias estão em auxílio aluguel e as demais receberam indenização do imóvel pela prefeitura", diz a nota.

A prefeitura diz que no local serão realizadas obras de urbanização e infraestrutura por meio do Programa Mananciais da Secretaria Municipal de Habitação. Os projetos estão em fase de elaboração. Ao todo serão 7.966 famílias beneficiadas com obras de pavimentação, drenagem, redes de água e esgoto e urbanização.

Ainda segundo a prefeitura, as famílias que reocuparam a área recentemente poderão se inscrever nos programas habitacionais por meio da internet ou na central de atendimento, localizada na avenida São João, 299.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!