Belo Horizonte. Parte das cinzas da estudante Yumi Faraci foram jogadas nas montanhas da cidade de Moeda no início da tarde de ontem. Os restos mortais da jovem foram soltos de uma asa delta. Yumi era filha dos donos da pousada atingida pelo deslizamento que matou mais de 50 pessoas em Angra dos Reis na madrugada do dia 01 de janeiro. A outra parte das cinzas deverá ser jogada no mar da Ilha Grande, onde Yumi nasceu.
Sob forte emoção, familiares e amigos deram o adeus à estudante. Na rampa de Moeda, muitos aplausos marcaram o instante em que o piloto decolou. As cinzas de Yumi foram colocadas em uma espécie de tubo levado na asa que depois de aberto soltou as cinzas no céu. Sônia Imanishi, mãe de Yumi, disse que esse ato simboliza o amor que a filha tinha pela natureza. O pai de Yumi, Geraldo Faraci, também estava emocionado. Natasha, que escapou da tragédia em Angra, participou do adeus à amiga.
Na quinta-feira foi celebrada a missa de sétimo dia da morte da estudante. Amigos e familiares lotaram a igreja para acompanhar a missa. Um de seus amigos que sobreviveu ao soterramento da pousada Sankay, Cristiano Dayrell, tocou no piano uma das músicas preferidas de Yumi: Im Yours, de Jason Mraz.
Este foi um momento de grande emoção entre todos os presentes. Os colegas de sala de Yumi, do curso de arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), fizeram uma homenagem à amiga com a exibição de fotos da estudantes.
Novas casas
A secretária do Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro, Marilene Ramos, afirmou ontem que o governo estadual deverá construir 1.000 habitações em Angra dos Reis (RJ). O objetivo é entregar as novas casas a moradores de áreas de risco, como regiões de morros e encostas.
Leveza foi a marca da despedida
Yumi Faraci recebeu mais uma homenagem cheia de simbolismo. Foi em meio às montanhas que ela tanto admirava e ao som de suas músicas prediletas, que amigos e parentes se reuniram para realizar um desejo da jovem. "Embora o que aconteceu seja uma tragédia, o clima foi um astral muito bom, leve", conta o fotógrafo Leo Fontes, que também foi à Serra da Moeda participar da despedida. As cinzas de Yumi Faraci foram divididas em quatro partes: além da Serra da Moeda, uma será lançada no mar de Ilha Grande, outra será levada a um show da banda Coldplay e a última será enviada ao Japão.