ESPLANADA

Após 4 dias, Esplanada pode ser liberada nesta sexta-feira

Governo do Distrito Federal ainda negocia com manifestantes para liberarem via

Por Levy Guimarães
Publicado em 09 de setembro de 2021 | 20:50
 
 
 
normal

Após quatro dias fechada por manifestantes favoráveis ao presidente Jair Bolsonaro, a Esplanada dos Ministérios pode ser desobstruída nesta sexta-feira pela manhã. Esta é a projeção da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal.

A via, que também dá acesso ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal, foi fechada no domingo à noite para as manifestações pró-governo do última doa 7/9. A previsão inicial era que o local voltasse à normalidade após o fim dos atos.

Porém, caminhões e manifestantes persistiram no local e se alinharam no gradil em frente ao Congresso. O desejo da maioria dos presentes era chegar ao STF, mas além das grades, havia policiamento no local. Alguns grupos chegaram a perseguir e hostilizar jornalistas.

Os caminhões levavam faixas pedindo a destituição dos ministros do Supremo Tribunal Federal, prisão de Alexandre de Moraes, adoção do voto impresso e a criminalização do comunismo.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do DF, as negociações para retirada de estruturas e veículos da Esplanada começaram na quarta-feira e seguem avançando. A partir da madrugada desta quinta, os caminhões começaram a ser retirados. Mas a maioria deles só deixou o local no fim da tarde, quando o presidente Jair Bolsonaro publicou nota recuando de ataques ao STF.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!