Eleições 2024

Marconi Perillo garante fechamento do PSDB com João Leite em BH

Presidente tucano diz que o partido espera retomar crescimento com cabeças de chapa em pelo 11 das 26 capitais brasileiras

Por Hédio Ferreira Júnior
Publicado em 01 de maio de 2024 | 07:30
 
 
 
normal

O presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, afirmou que o partido vai fechar com a candidatura do ex-deputado estadual João Leite à Prefeitura de Belo Horizonte. Em entrevista exclusiva a O TEMPO Brasília, o ex-governador de Goiás por quatro mandatos e ex-senador pelo estado afirmou que a intenção da legenda é iniciar em 2024 um trabalho de fortalecimento da sua base eleitoral nos municípios afim de se cacifar politicamente em 2026.

“Eu fui a Belo Horizonte para um evento de filiações e fiquei muito animado, estimulei bastante a candidatura do João Leite e ele tem o apoio e o respaldo de todos nós como pré-candidato à Prefeitura de Belo Horizonte. Eu acho que ele tá bem, tá liderando, é um homem sério, uma pessoa preparada que pode, sim, ganhar e fazer um belo trabalho em Belo Horizonte”, defende Perillo.

Em um balanço feito pós-filiações e trocas de partidos permitidas pela janela partidária aberta no mês passado, o PSDB calcula ter 1.150 candidatos a prefeitos e cerca de 800 a vice-prefeitos este ano. Com isso, a previsão é cravar representantes do partido em cerca de 2 mil candidaturas nos 5.570 municípios brasileiros. 

Quando se trata dos 853 municípios de Minas Gerais, a legenda planeja estar em pelo menos 280 cabeças de chapa em disputas pelas prefeituras do estado, de acordo com a direção do partido.

Nas 26 capitais brasileiras com eleições municipais em 2024, os tucanos querem estar em 11 disputas com candidatos ao cargo de Executivo. A única pendência, até então, tem sido Porto Alegre. Atualmente, a única capital administrada pelo partido é Palmas (TO). 

Caso a candidatura a prefeito de João Leite se confirme, esta será a quarta vez que ele vai tentar ocupar o cargo. Desde Pimenta da Veiga, em 1988, o PSDB não vence uma eleição para prefeito da capital de Minas. Pimenta ocupou o cargo de janeiro de 1989 a abril de 1990, quando renunciou para disputar o governo de Minas. Seu vice, o também tucano Eduardo Azeredo, assumiu o restante do mandato. 

DATATEMPO

Pesquisa DATATEMPO divulgada em abril deste ano aponta o senador Carlos Viana (Podemos-MG) como líder da corrida eleitoral para a Prefeitura de Belo Horizonte, com 15,9% das intenções de voto. Em segundo lugar, empatado tecnicamente com ele, aparece João Leite (PSDB), com 12,9%, seguido pelo deputado estadual Bruno Engler (PL), com 10,2%. 

Foram apresentados aos entrevistados 13 nomes de possíveis candidatos. Não sabe ou não respondeu somam 11,7%, e ninguém, branco ou nulo somam 15,2%. A margem de erro do levantamento é de 2,83 pontos percentuais para mais ou para menos. 

A pesquisa DATATEMPO fez 1,2 mil entrevistas domiciliares entre 26 e 30 de março e foi contratada pela Sempre Editora com o número de registro  02336/2024 no TRE-MG.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!