Em meio à crise

Após ligação, Cláudio Castro diz que Lula é 'político experiente'

O governador do Rio falou após uma ligação entre os dois para tratar sobre as fortes chuvas que atingem o Estado: 'a crise é da chuva e não política', declarou

Por O TEMPO Brasília
Publicado em 16 de janeiro de 2024 | 14:21
 
 
 
normal

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é um "político experiente". O elogio foi feito após uma ligação entre os dois na segunda-feira (15) para tratar sobre as fortes chuvas que atingem o Estado. Castro acrescentou que "a crise é da chuva e não política”. Ele falou em entrevista à CNN.

"No momento de crise, pouco importa o lado político. [...] Ele não deixou de me ligar quando eu o procurei. Ainda mais um político experiente, não faria nada contra o povo para me atingir. Ainda mais pela grandeza do cargo. Eu não ataco, não sou inimigo dele, nunca fomos", disse, acrescentando ver como "natural" Lula procurar primeiro o prefeito da capital, Eduardo Paes (PSD). 

Cláudio Castro completou sobre Lula: “Nas eleições, fomos adversários, mas não inimigos. Agora temos a obrigação de trabalhar juntos, como ele mesmo disse." 

O elogio do governador do Rio ao presidente da República sucedeu comentário feito pelo presidente do PL, Valdemar Costa Neto. Na sexta-feira (12), viralizou nas redes sociais uma declaração de Valdemar em que ele elogiou os governos anteriores de Lula e disse que o petista “não tem comparação” com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)

“Não tem comparação. O Lula é um camarada do povo. O Lula é completamente diferente do Bolsonaro. Completamente diferente, e é um fenômeno também, chegar onde ele chegou”, disse. A fala foi feita ao jornal O Diário, de Mogi das Cruzes (SP), em 15 de dezembro.

Já no sábado (13), Valdemar rebateu críticas que recebeu pela declaração. Ele disse ser fiel a Bolsonaro e saber que "quem não tem lealdade e fidelidade, tem vida curta na política". Valdemar abrigou Bolsonaro no partido em novembro de 2021 e, desde então, reforça críticas ao petista, a quem o ex-presidente tem como inimigo político.

"Estão me atacando usando uma fala minha sobre o Lula que está fora de contexto. A esses, deixo um recado: Quem não tem lealdade e fidelidade, tem vida curta na política. Sou leal ao Bolsonaro e fiel aos meus princípios. Quem me conhece sabe que minha palavra não faz curva", publicou no X (antigo Twitter).

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!