Educação

Camilo Santana irá ao Senado prestar esclarecimentos sobre problemas no Sisu

Candidatos relataram dificuldades de acesso ao sistema, instabilidade prolongada e falta de comunicação oficial adequada por parte do MEC

Por O Tempo Brasília
Publicado em 27 de fevereiro de 2024 | 14:19
 
 
 
normal

O ministro da Educação, Camilo Santana, terá que dar explicações aos senadores sobre falhas no Sistema de Seleção Unificado (Sisu), ferramenta que oferece vagas em universidades públicas sem vestibular, usando as notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). 

A Comissão de Educação do Senado aprovou, nesta terça-feira (27), requerimento do senador Alessandro Vieira (MDB-SE), para que Camilo Santana fale sobre os problemas ocorridos no processo de divulgação dos resultados do Sisu. O sistema apresentou problemas na divulgação dos resultados, programados para 30 de janeiro deste ano. Candidatos relataram dificuldades de acesso ao sistema, instabilidade prolongada e falta de comunicação oficial adequada por parte do MEC.

O Sisu é um sistema eletrônico gerido pelo MEC para as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o país. A seleção dos estudantes é feita com base na média das notas obtidas no Enem até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência. Também leva em conta o perfil socioeconômico dos candidatos para que seja cumprida a Lei de Cotas.

O senador Alessandro destaca que as sucessivas instabilidades na operacionalização dos sistemas eletrônicos do MEC afetam o planejamento dos estudantes e os calendários dos processos seletivos deixam de coincidir. “Dada a importância do Sisu, é essencial que ele funcione da forma mais transparente e justa possível. Intercorrências na operacionalização do sistema vêm prejudicando o resultado desta política ao longo dos anos”, disse Vieira. 

Na última reunião da Comissão de Educação, realizada no dia 20, o colegiado já havia aprovado requerimento para que  a secretária de Ensino Superior do MEC, Denise Pires de Carvalho, compareça à Casa para prestar esclarecimentos sobre os problemas na divulgação do resultado do Sisu. Alessandro Vieira também quer que Camilo e Denise Pires esclareçam como o MEC está atuando para evitar os “frequentes problemas sistêmicos notados nos processos seletivos do SISU, PROUNI e FIES”.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!