Eleições 2022

Comícios e reuniões públicas estão proibidas a partir desta sexta-feira (28)

Tais atividades continuam vedadas até 24 horas depois do término do pleito, que ocorre domingo (30) e vai definir o presidente da República e governadores onde houver segundo turno

Por O Tempo Brasília
Publicado em 28 de outubro de 2022 | 08:35
 
 
 
normal

Comícios e reuniões públicas com uso de aparelhagem de som para propaganda eleitoral estão proibidas a partir desta sexta-feira (28). Neste dia, porém, os candidatos podem fazer ato de encerramento de campanha, desde que não façam discurso, com caminhadas, por exemplo. 

Tais atividades continuam vedadas até 24 horas depois do término do pleito, que ocorre domingo (30) e vai definir o presidente da República e governadores onde houver segundo turno.

A previsão consta do Código Eleitoral, artigo número 240, parágrafo único, da Lei nº 9.504/1997, artigo 39, parágrafo 4º, e da Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.610/2019, artigos 5º e 15, parágrafo 1º.

Segundo o artigo 87 da Resolução TSE nº 23.610/2019, constituem crimes, no dia da eleição, puníveis com detenção de seis meses a um ano, com a alternativa de prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período, e multa de R$ 5.320,50 a R$ 15.961,50, o uso de alto-falantes e amplificadores de som ou a promoção de comício ou carreata.

Competirá às juízas e aos juízes eleitorais designados pelos Tribunais Regionais Eleitorais, julgar as reclamações sobre a localização dos comícios e tomar providências sobre a distribuição equitativa dos locais aos partidos políticos, às federações e às coligações nos termos do artigo 245, parágrafo 3º, do Código Eleitoral.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!