Saúde mental

PF inclui em grade de cursos disciplina sobre ‘a arte de viver em paz'

Aulas para ensinar policiais a lidar com “a visão holística do ser serão dadas na Academia Nacional de Polícia, em Brasília

Por Hédio Júnior
Publicado em 03 de março de 2024 | 10:41
 
 
 
normal

A Polícia Federal (PF) vai oferecer para delegados, agentes e escrivães um curso sobre a “cultura da paz”. Com carga horária de 20 horas, a disciplina “A arte de viver em paz” terá aulas ministradas entre 5 e 8 de março na Academia Nacional de Polícia, em Brasília. 

O objetivo, de acordo com a ementa do curso, é orientar os policiais da corporação a lidar com “a visão holística do ser”. Como conceito que vem do campo das ciências naturais e humanas, o holismo trata do entendimento de que um sistema não pode ser definido e caracterizado apenas pela soma de suas partes, mas sim como um todo.

Doenças mentais desencadeadas por ansiedade, depressão e outros transtornos são comuns em meios ligadas às forças de segurança, com afastamento de policiais e até casos de suicídio.

De acordo com uma delegada federal, as aulas podem melhorar a saúde mental dos colegas, dado o grau de tensão que marca a rotina dos servidores envolvidos em operações de repreensão e combate aos mais diversos tipos de crime, o que gera um grande estresse e sobrecarga emocional. 

"Ecologia pessoal, social e ambiental nos diferentes níveis de desenvolvimento da cultura da paz. Vivências e práticas para transformar e possibilitar ações e atitudes coerentes no nosso cotidiano", informa a apresentação do curso.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!