Em Araguari, o que domina é a produção de café, soja, milho, pastagem e tomate. Mas a fruticultura apresentou-se como uma atividade rentável, além de ser adequada para pequenos espaços, como é o caso do senhor Deraldo, que é agricultor familiar.
Deraldo Adelto de Araújo deixou o Paraná para encontrar raízes em Minas Gerais. Nascido e criado na roça, há 18 anos pisou nas terras do Triângulo Mineiro, mais especificamente Araguari. Produtor experiente, arriscou empreender numa cultura antes praticamente inexistente na região, ao menos em escala comercial: a goiaba. E com a família na lida.
A goiaba é cultivada em quatro hectares de terra localizada. São 2,5 mil pés que produzem cerca de 50 toneladas/hectare a cada ciclo da cultura, que giram em cerca de oito meses.
Depois de alguns anos melhorando formas de manejo, eles conseguiram chegar na excelência: boa produtividade de um fruto de alta qualidade, graúdo, bonito e doce. A variedade escolhida é a tailandesa, uma goiaba carnosa, que tem menos sementes na comparação com outras, além de ser a de maior aceitação no mercado.