A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) está promovendo uma importante ação de fomento à apicultura no Alto Jequitinhonha, em Minas Gerais, com foco na produção de própolis verde — produto de alto valor agregado e com demanda crescente no Brasil e no exterior.
O projeto é conduzido pela 1ª Superintendência Regional da Codevasf e foi iniciado a partir de estudos técnicos e observações em campo, que constataram o alto potencial da região para a produção de própolis verde, devido à presença natural do Alecrim do Campo, planta nativa que confere características únicas ao produto. O diagnóstico identificou oportunidades especialmente nos municípios de Couto de Magalhães de Minas, Senador Modestino Gonçalves, Felício dos Santos, Serro, Presidente Kubitscheck, Datas, Gouveia, Diamantina e São Gonçalo do Rio Preto.
Em parceria com a Emater-MG, a Companhia estruturou um programa de consultoria técnica voltado à produção e beneficiamento da própolis verde, além da organização de grupos de apicultores. Na primeira etapa, foram beneficiados 22 produtores e produtoras com a entrega de 110 colmeias completas, 110 kg de cera alveolada e 10 fumigadores, promovendo a estruturação inicial das atividades. Ouça o podcast.