A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e representantes do setor de apicultura reuniram-se com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, na última semana, em Brasília, para tratar das novas tarifas impostas pelos Estados Unidos à importação do mel brasileiro.
Estiveram presentes o superintendente da Codevasf em Minas Gerais, Romeu Souto Filho; o chefe da Unidade Territorial da Companhia, Alex Douglas Demier; representantes da Federação Mineira de Apicultura (Femap), da Confederação Brasileira de Apicultura e Meliponicultura (CBA) e da Cooperativa dos Apicultores e Agricultores Familiares do Norte de Minas (Coopemapi) — além de apicultores, dirigentes de entidades do setor e parlamentares.
Durante a reunião, os representantes do setor apresentaram dez propostas de mitigação. Entre elas, destacam-se: inclusão do mel em programas governamentais de compras, como a merenda escolar; campanhas de estímulo ao consumo interno; aprovação de lei que obrigue a presença real de mel em produtos que utilizem o ingrediente no rótulo; ampliação do crédito; e criação de mecanismos para facilitar o acesso a financiamentos. Ouça o podcast.