Neste 28 de julho, o Brasil celebra o Dia do Produtor Rural. Criada em 1960 para homenagear o centenário de fundação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a data lembra a importância dos homens e mulheres do campo para o fortalecimento do agronegócio e na geração de alimentos e renda para as famílias brasileiras. De acordo com dados do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Minas Gerais concentra 607,5 mil estabelecimentos agropecuários, quase 12% do total do país, e uma força de trabalho de 1,8 milhão de colaboradores nas fazendas e lavouras.

O estado lidera a produção nacional de café, leite e queijo artesanal, com destaque para diversas regiões produtoras, que cada vez mais se preocupam com técnicas de manejo sustentáveis e negócios inovadores e competitivos. Além disso, a produção de diversos tipos de frutas, hortaliças, grãos, cachaças, vinhos, azeites, méis e carnes conquista espaço no mercado nacional e internacional.

Há décadas, o Sebrae Minas vem desenvolvendo projetos de valorização às origens produtoras e no fortalecimento das cadeias produtivas, em parcerias com outras entidades. Os objetivos são promover o desenvolvimento dos territórios por meio de uma estratégia de diferenciação e tornar a gestão dos negócios do campo mais sustentável, eficiente e inovadora. Ouça o podcast.