O câncer de colo de útero é o terceiro mais incidente entre as mulheres no Brasil e a quarta maior causa de morte por câncer no público feminino. Apesar dos números alarmantes, a doença, que é provocada pelo HPV, pode ser evitada com a vacinação contra o vírus e, também, por meio do exame preventivo (Papanicolau).
Mas se existe imunização, por que ainda há tantas restrições para o público adulto na rede pública?
Atualmente, a vacina contra o HPV é oferecida gratuitamente para meninas e meninos de 9 a 14 anos, além de grupos específicos como pessoas vivendo com HIV e vítimas de abuso sexual. Mas e as mulheres adultas saudáveis? Podem se vacinar?
Vamos esclarecer dúvidas sobre o HPV, sua transmissão e os riscos de evolução para o câncer. Além disso, vamos falar sobre a importância do diagnóstico precoce e as iniciativas da OMS para erradicar a doença até 2030. Aliás, se existe vacina, por que o câncer do colo de útero ainda é tão frequente?
Vamos tratar estas e outras questões com um especialista no Interessa dessa segunda (24/03) e você é nosso convidado.
O Interessa vai ao ar ao vivo pelo canal de O Tempo no YouTube, de segunda a sexta, às 14h, e também no Spotify! Nestes dois caminhos você também encontra todos os nossos episódios!
Se faz parte da sua vida... INTERESS@!