“Sabe qual é o segredo pra aguentar a noite todinha?” Se você completou mentalmente com “Tadalafila, tadalafila”, já percebeu que esse remédio tá no hype, né? Mas não é só no funk e no forró que ele bomba, não... A tadalafila, criada para tratar disfunção erétil e até problemas graves, como hipertensão pulmonar, está sendo consumida sem prescrição por jovens (!) em busca de alto desempenho (!!) – tanto na academia quanto na cama (!!!). O baixo custo também facilita o uso indiscriminado. Mas, afinal, de onde tiraram que esse medicamento melhora o rendimento nos treinos? O fato de ser um vasodilatador faz algum sentido nessa teoria? E esse boom entre homens sem qualquer problema de ereção, de 20 a 35 anos, que querem “aguentar mais tempo” no sexo? Estamos (ainda) vivendo uma era em que falhar é proibido?
As vendas da tadalafila dispararam – e Minas Gerais é o segundo estado que mais consome o medicamento no Brasil, atrás apenas de São Paulo. Mas o que está por trás desse fenômeno? Muitos jovens estão usando o remédio sem necessidade, o que levanta um questionamento: essa é uma era de ansiedade sexual? A pressão por performance nunca foi tão grande – mas será que estamos buscando soluções no lugar certo?
E as mulheres nessa história, hein? A ciência busca há anos um “viagra feminino”, um impulso extra para a libido. Será que a tadala pode ser essa solução? Ou estamos cada vez mais dependentes de pílulas para resolver algo que, muitas vezes, tem causas muito mais profundas? Desejo sexual envolve fatores hormonais, psicológicos e sociais – e no caso das mulheres, dificilmente se resume a questões físicas.
No episódio do Interessa Podcast desta segunda-feira (07), a bancada feminina recebe o Dr. Maxmillan Alkimin, médico urologista e professor do Hospital Universitário Ciências Médicas de Minas Gerais, para debater o uso desvirtuado da tadalafila e seus impactos na vida sexual e emocional de homens e mulheres.
O Interessa vai ao ar ao vivo, de segunda a sexta-feira, às 14h, no canal de O Tempo no YouTube e nos principais tocadores de podcasts.