Integrante do grupo carioca AB – há 50 anos no mercado, com 960 funcionários e 19 concessionárias de carros, caminhões e motocicletas, representando oito marcas –, a BH Harley-Davidson foi a primeira expansão da empresa fora do Rio de Janeiro. “Minas Gerais representa o quinto maior mercado do Brasil para a Harley ficando atrás de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, e Distrito Federal. Minas sempre foi referência no motociclismo quando começou com o segmento trail. De uns cinco anos para cá, vimos uma expansão no mercado das motos estradeiras para andar no asfalto”, atesta o diretor das unidades BH e Rio Harley-Davidson, Luiz Affonso Vasconcellos.

Além de estradas em estado de conservação melhores – ao menos, as privatizadas – e mais opções de modelos no mercado, outro motivo que tem atraído mais admiradores das máquinas é o preço das motos das marcas premium que agora possuem fábrica no Brasil. “Como não têm os impostos de importação, os preços ficaram mais coerentes e acessíveis. Hoje, a moto de entrada da Harley é a 883 Iron, que custa R$ 39,9 mil. Não é um absurdo. Em 2010, quando ainda era importação, essa mesma moto custava quase R$ 50 mil”, compara o executivo.

Vendas e escolhas

A Harley-Davidson vende, em média, 5.500 motocicletas por ano no Brasil. Desde que foi inaugurada em 2011 até hoje, a BH Harley-Davidson já ultrapassou a marca das 3.000 motocicletas vendidas na loja da capital mineira. “Isso mostra a paixão e o entusiasmo que o mineiro tem pela marca Harley”, analisa Vasconcellos.

Para os entusiasmados a fazerem parte desse estilo de vida, os preços da marca partem de R$ 39,9 mil até R$ 172,9 mil, que é o caso da Ultra CVO Limited, uma moto exclusiva e numerada dona de um motor de quase 2.000 cilindradas.

Em relação à preferência dos mineiros, Vasconcellos conta que o modelo mais vendido na BH Harley Davidson é a Fat Boy. Ela não é a mais barata, custa R$ 70 mil. “É uma moto icônica, porque participou de vários filmes, inclusive com o ator Arnold Schwarzenegger, em ‘O Exterminador do Futuro’”, justifica.

Com um público predominantemente formado por moradores de Belo Horizonte e da região metropolitana – Nova Lima, Contagem e Betim –, Vasconcellos informa que os consumidores são 90% do sexo masculino, das classes A e B e com situação financeira bem-definida.

Gestão

Crise. Luiz Affonso Vasconcellos conta que sentiu a crise menos que os concorrentes, devido à opção do cliente pela marca e pelo modelo de gestão da empresa, que viu a crise como oportunidade.

 

Evento em Belo Horizonte marca lançamentos de motos

É tradição da marca, em todo lançamento de produto, fazer uma grande festa, o que vai acontecer neste dia 2 de dezembro. Neste mês, mais três modelos passam a ser fabricados na planta industrial, instalada na Zona Franca de Manaus (AM) desde 2012. Atualmente, a montadora Harley-Davidson – que tem capacidade para produzir até 15 mil motos por ano – faz 20 modelos no Brasil. Agora, serão 23 modelos comercializados de motos.

Nos Estados Unidos, mercado considerado maduro pela marca, são mais de 50 modelos produzidos, de acordo com o diretor da concessionária BH Harley-Davidson, Luiz Affonso Vasconcellos. “Em todo lançamento de produto, a gente faz uma grande festa. Uma das formas de comunicar aos fãs é comemorando e, ao mesmo tempo, trazendo os clientes para conhecer”, conta Vasconcellos. Por isso, a Run & Burn – evento que a BH Harley-Davidson realiza pela quarta vez na capital mineira – terá uma comemoração diferente neste ano.

Corrida e exposição

Com programação variada, a Run & Burn reúne corrida de rua de 5 km ou 10 km. Com o lema “O asfalto é para todos”, a corrida recebe também pessoas com deficiência e cadeirantes. As inscrições podem ser feitas no site.

Além disso, acontece uma exposição de 20 motos Harley-Davidson e gincanas de habilidade realizadas com as motocicletas. Apresentação de bandas de rock, gastronomia com food-trucks e espaço kids fazem parte da programação. Em 2017, 3.000 pessoas se inscreveram para a corrida em Belo Horizonte, e mais de 5.000 pessoas participaram do evento. 

Em Belo Horizonte, a Run & Burn ocorrerá no dia 2 de dezembro, na praça da Savassi (praça Diogo de Vasconcelos, s/n, Savassi), das 7h às 16h. Rio de Janeiro, Goiânia e Uberlândia também sediam o evento. “Tanto o esporte quanto a motocicleta fortalecem as amizades”, analisa Vasconcellos.

Acessórios

Marca. A Harley tem acessórios que atendem a personalidade do cliente. tornando-as únicas. Pedaleiras, punhos, tampas do motor e sissybar (encosto do banco do garupa) são os mais buscados.

Aspiracional

- Luiz Affonso Vasconcellos diz que a negociação com o mineiro é racional: “O mineiro dá valor a seu poder de compra, gosta de negociar, não compra por impulso, é mais cartesiano e pesquisa outras marcas”.

- Mineiro gosta de coisa boa e não abre mão da qualidade. “Só aceita pagar um valor relativamente alto se a experiência com o produto for à altura. E isso, com a Harley, não tem erro”.