De origem irlandesa, a Smurfit Kappa – fabricante mundial de 5,9 milhões de toneladas de soluções de embalagens por ano, com US$ 10 bilhões de faturamento anual e 46 mil funcionários em 35 países – fez um novo investimento de R$ 24 milhões na unidade que adquiriu em Uberaba, no Triângulo Mineiro.
 
Desde 2015, quando aportou no Brasil, o valor acumulado em investimentos da empresa no país é de R$ 154 milhões. No Brasil, a multinacional, que emprega cerca de 1.700 funcionários, tem crescido por meio das aquisições que tem feito. Além da unidade industrial de Uberaba (MG), a companhia também adquiriu outra indústria em Minas Gerais, em Pirapetinga, e também em Bento Gonçalves (RS) e Fortaleza (CE).

Manuel Alcalá, CEO da Smurfit Kappa, diz que Minas Gerais é muito importante porque tem segmentos da indústria que estão crescendo. “A (fábrica) de Pirapetinga foi fundada em 1961, e a de Uberaba, fundada em 2009. Desde que compramos essas duas unidades em Minas, elas se destacam no top 10 das fábricas mais produtivas das Américas para a Smurfit Kappa com gente qualificada e com vontade de aprender”, comemora o executivo.

Uberaba. Alcalá explica que o aporte em Uberaba foi realizado na área de maquinário e tecnologia, com a aquisição de uma nova máquina de impressão, de corte e molde e rotativa, a primeira desse tipo nas unidades da empresa no Brasil. “Com a ampliação do sistema de conversão, estima-se que a produção da fábrica de Uberaba aumente em 30%”, calcula o executivo, que não divulga dados regionais.

A escolha de Uberaba, segundo o executivo, é pela localização estratégica da cidade “no coração do Brasil, que facilita e potencializa os negócios na área de soluções de embalagem em todo o país”. A produção de Uberaba, assim como a das outras unidades da Smurfit Kappa, busca atender demandas de todo o país.

Mercado. Um dos termômetros para medir se uma economia está aquecida ou não é o crescimento na produção de papelão. Se o humor das empresas desse setor já aumentou a ponto de justificar uma alta na produção ainda não é possível saber. Mas, a Smurfit Kappa tem crescido acima da média do mercado, com um market share de 5,5% no Brasil. “O que podemos revelar é que estamos investindo no Brasil por apostarmos no avanço do mercado nacional”, conclui Alcalá.



Portfólio. A Smurfit Kappa tem mais de 700 designers e mais de 7.000 conceitos de embalagem, usando tecnologia de ponta para fornecer designs de embalagens e prateleiras aos clientes.

Multinacional é otimista em relação ao Brasil

Questionado sobre a análise que a Smurfit Kappa faz do Brasil e de Minas Gerais em relação aos novos governos nos âmbitos federal e estadual, o CEO da multinacional, Manuel Alcalá, conta: “Seguimos bastante otimistas em relação ao Brasil e a Minas Gerais desde quando iniciamos a operação no país em 2015”. Alcalá informa que a Smurfit Kappa tem investido fortemente no Brasil nos últimos anos e pretende seguir com a postura otimista para o próximo ano também.

Sobre o que os próximos governos devem fazer para melhorar o ambiente de negócios no país, Alcalá diz: “Estamos certos de que apostar e investir no país, assim como temos feito nesses últimos anos de atuação no Brasil, é o melhor caminho para melhorar o ambiente de negócios”.

Experiência

- Em setembro deste ano, a Smurfit Kappa abriu o primeiro Centro de Experiência no Brasil e o terceiro nas Américas.

- O objetivo é oferecer aos clientes a oportunidade de trabalhar em conjunto com designers e especialistas para descobrir como a embalagem contribui para melhorar a cadeia de suprimentos e a presença do produto em pontos de venda.