O bloco Chama o Síndico desfila nesta quarta-feira (7) no Carnaval de Belo Horizonte. O cortejo, iniciado na Praça da Liberdade, colore a avenida Afonso Pena. Patrocinadora da folia, a Cemig disponibilizou equipamentos luminosos, que promovem um show de luzes e dão cor ao desfile, que homenageia ícones da música popular brasileira, como Tim Maia e Jorge Ben Jor.
Conforme a organização do evento, a expectativa é de que aproximadamente 150 mil foliões participem do bloco, que tem mais de dez anos de história no Carnaval de Belo Horizonte. O grupo é composto por músicos da cena local e toca diversos estilos da música brasileira, misturando vários instrumentos como guitarra, baixo, sopros e vozes.
Gustavo Tubarão é um dos milhares de foliões no desfile. O influencer, com mais de 10 milhões de seguidores no Instagram, participa do desfile a convite da Cemig, uma das patrocinadoras do Carnaval. Ele recebeu, junto ao convite, um colete que teve como inspiração as peças utilizadas pelos eletricistas da companhia energética.
A analista de RH Cintia Côrtes, de 50 anos, declara seu amor pelo Carnaval. "Eu fui no [bairro] Santa Tereza sábado passado. Este bloco [Chama o Síndico] é sensacional. Tim Maia é vida. Carnaval é vida. A gente tem que dar valor para a música brasileira. A gente tem que aproveitar a cultura do nosso estado", diz.
A aposentada Fátima da Silva Neme, de 55 anos, também elogia o bloco. “É um dos melhores. Gosto muito por causa da música. E porque sai antes do Carnaval. Acho que é legal você valorizar a cultura, o artista brasileiro", afirmou.
Bloco Chama o Síndico
O desfile é dividido em dois momentos. O bloco fez o primeiro ato, sem o trio elétrico, descendo da Praça da Liberdade sentido avenida Afonso Pena. O cortejo passou pelas avenidas João Pinheiro e Álvares Cabral até chegar à Afonso Pena, na altura da entrada do Parque Municipal.
O segundo ato do cortejo, já na Afonso Pena, começou às 18h. O trajeto seguiu pela avenida Afonso Pena até as imediações da Praça Sete. O encerramento do bloco deve ocorrer por volta das 22h30, com dispersão prevista para 23h.
O TEMPO traz a programação completa do Carnaval 2024 de Belo Horizonte, com ferramenta que permite busca por data, bairro e público. Acesse o 'Encontre seu bloco' e monte seu roteiro.
Interdições do trânsito
Uma operação de trânsito, com fechamento de vias, foi montada por causa do desfile, com fechamento de dez trechos. Veja as interdições:
- Avenida João Pinheiro com Rua Gonçalves Dias
- Rua Bernardo Guimarães com Avenida João Pinheiro
- Rua dos Aimorés com Avenida João Pinheiro
- Avenida João Pinheiro com Rua dos Timbiras
- Avenida João Pinheiro com Avenida Álvares Cabral
- Avenida Carandaí com Alameda Ezequiel Dias
- Avenida Afonso Pena com Rua Pernambuco
- Avenida Afonso Pena com Rua dos Tupinambás
- Rua São Paulo com Avenida Afonso Pena
- Avenida Amazonas com Rua dos Tamoios
Interdições vão estar em apps
Todas as interdições, garantem as autoridades, foram informadas aos aplicativos de mobilidade, como Waze e Google Maps. Além disso, a programação das interdições em todos os dias de Carnaval pode ser conferida no Waze Event.