O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMMG) aprovou cerca de 450 blocos de Carnaval de Belo Horizonte e da região metropolitana. Os militares verificaram questões como altura dos trios elétricos, trajetos e demais questões de segurança que envolvem o cortejo. A vistoria é necessária para que os blocos possam sair pelas ruas e avenidas. Em Belo Horizonte, conforme a Belotur, 536 blocos de rua se cadastraram para desfilar nas nove regionais. São esperados 583 cortejos durante o período da folia, entre 27 de janeiro e 18 de fevereiro.
"Pensando em um Carnaval mais seguro, temos feito reuniões desde junho do ano passado com os organizadores dos blocos para que a gente tenha um melhor atendimento à população", afirmou o tenente Herman Ameno, do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais.
Para o período de folia, foi inaugurado o Batalhão de Carnaval. Serão 2.500 militares em atuação em Belo Horizonte e na região metropolitana, e 3 mil no interior de Minas.
Cuidados
Somado a autorização dos blocos, os bombeiros orientam que foliões adotem medidas de segurança a fim de evitar acidentes. "Importante não lançar serpentinas, enfeites, líquidos e spray na rede de energia. Além disso, é necessário respeitar o cordão de isolamento no trio elétrico. Outra recomendação necessária é identificar as crianças com pulseiras e crachás plastificados", acrescentou o tenente.
A orientação vale também para aqueles que irão passar os dias de folia longe da agitação e dos cortejos. "Se for descansar longe da festa, não entre na água após ingerir bebidas alcoólicas. Também é importante evitar brincadeiras que podem provocar afogamento", reforçou.
Em caso de necessidade, a população poderá acionar a corporação pelo telefone 193.