Os primeiros dias de folia em Minas Gerais têm apresentado bons números em relação à Segurança Pública no estado. Segundo a Major Layla Brunnela, porta-voz da Polícia Militar de Minas Gerais, houve uma queda nos casos de importunação sexual, furtos e crimes violentos. “É um carnaval que está sendo realmente muito tranquilo, com o número de ocorrências muito aquém, dentro da normalidade”, comenta.

O balanço do segundo dia de festa no estado registrou a redução de 74,5% de todos os crimes violentos, como roubos, homicídios, e outros que envolvem armas de fogo e grave ameaça. Já em relação aos furtos, especialmente furtos de celulares, que são expressivos durante o período de folia, os números também trazem boas notícias: uma queda de 42,1%.

O Carnaval também parece estar mais seguro para as mulheres. Segundo a porta-voz da Polícia Militar de Minas Gerais, o último sábado registrou uma queda de 61,11% nos casos de importunação sexual. “Um carnaval muito tranquilo, sem grandes intercorrências, nenhuma ocorrência vultosa ou de destaque nesse segundo dia. Muito dentro do esperado para o volume de Segurança Pública que está sendo colocada. E pelo comportamento mesmo do próprio folião que com certeza colabora muito para essa tranquilidade”, ressalta.

A Major Layla Brunnela destaca ainda que as últimas 24 horas de folia registraram a prisão de 15 pessoas utilizando tornozeleira eletrônica, que estavam proibidas de transitar em ambientes carnavalescos