A aproximação do Carnaval aquece a expectativa não só dos foliões, mas de vários setores da economia em Belo Horizonte. O período é o mais movimentado para o mercado de drinks prontos — a exemplo da Xeque Mate —, e as apostas de qual latinha se tornará a maior sensação de 2025 estão a todo vapor. Para apresentar diferentes rótulos ao consumidor, o prêmio Brasil RTD Cup elegeu as melhores opções disponíveis nas prateleiras.

Os vencedores foram revelados nessa quinta-feira (30/01) no Mercado de Origem, no bairro Olhos D’Água, na região Centro-Sul de BH. O nome da premiação é uma referência ao termo em inglês ready do drink, RTD, ou pronto para beber. Os jurados — mixologistas, influenciadores e jornalistas — degustaram 56 drinks e deram notas de 0 a 10 para cada um. Confira os vencedores:

Álcool de Cereais:

1º Rubra - A Equilibrista
2º Xangolião - Xangolião
3º Lassa Let’s Açai e Laranja – Lassaleti

Cachaça:

1º Xá de Cana – Xá de Cana
2º Jorge Amado – Jorge Amado
3º Citric Love - Twenty’s

Gin:

1º Chapeleiro – White Rabbit
2º Gingibre - A Equilibrista
3º Fizz - Vanfall 

Drinks com Vodka:

1º Cocktail Benerick’s Cosmopolitan - Benerick's
2º Veneta - A Equilibrista
3º Pink Lemonade - Stone Light

Outros (além das bases alcoólicas dos demais drinks):

1º Tokyo - Like Wine
2º Manza - Manza
3º Mimosa Spritz - Benerick's

Novidades:

1º Cocktail Benerick’s Cosmopolitan - Benerick's
2º Veneta - A Equilibrista
3º Manza - Manza

Melhor Design:

1º Cocktail Benerick’s Cosmopolitan - Benerick's
2º Carimbó - Carimbó
3º Xangolião - Xangolião

Grandes vencedores – categoria Geral:

1º Xá de Cana - Xá de Cana
2º Cocktail Benerick’s Cosmopolitan – Benerick's
3º Chapeleiro – White Rabbit

Entre os competidores, há marcas consolidadas no mercado, como a Gingibre, produzida pela A Equilibrista, e criações mais recentes, como a Xá de Cana, à base de cachaça e caldo de cana. Com uma concorrência que cresce a cada ano, o desafio das marcas é, hoje, dosar o marketing para se tornar conhecida do público e reforçar a logística para chegar aos supermercados e às mãos dos ambulantes.

Um prêmio como este pode ampliar o reconhecimento das marcas em um momento crucial para o segmento, a poucas semanas do Carnaval, avalia o idealizador do evento, André Leonel. “Alguns drinks estão muito em ascensão, e a tendência é terem uma turbinada. Outros são desconhecidos, e o prêmio pode ser uma vitrine e impulsionar as vendas. O marketing é extremamente importante, porque existem inúmeras bebidas muito boas que não chegam aos foliões. Eles acabam se apegando a quem tem um marketing muito forte”. 

Belo Horizonte tem se tornado um polo de produção de RTDs, um mercado capitaneado pela Xeque Mate, que em 2025 completa dez anos (a bebida não participou do concurso). A maioria dos rótulos que participaram do prêmio é mineira, mas também há opções de fora, como a Jorge Amado, de Paraty (RJ), uma das vencedoras da categoria Cachaça. Todos estão disponíveis na plataforma especializada em drinks prontos Boozen, criada por Leonel.

Programação do Brasil RTD Cup segue até domingo com Carnaval e drinks

Além da premiação, o Brasil RTD World Cup ocupa o Mercado de Origem até domingo (02/02). Os visitantes poderão conhecer alguns dos drinks participantes da competição e aproveitar blocos de Carnaval e o setlist de diferentes DJs. Os ingressos do evento são gratuitos e devem ser retirados no Sympla.