Nada melhor do que comemorar 15 anos de existência com muita alegria e festa. E é isso o que o bloco “Então, Brilha!” está fazendo neste sábado (1), com o “Baile do Brilho”. O evento gratuito, no Centro de Referência das Culturas Urbanas - CRC URB, debaixo do Viaduto Santa Tereza, conta com show especial da banda do bloco, que já está se aquecendo para o cortejo de 2025.

Com o lema “Gente é para brilhar!”, o encontro de foliões faz parte do Carnaval de rua da capital mineira, celebrando a diversidade, a cultura e as tradições brasileiras pelo centro da cidade. Para além de um espaço de folia, o bloco se posiciona como um lugar para manifestações sociais e políticas, enxergando o poder da ocupação das ruas e da alegria como motor para a transformação individual e coletiva.

“Para a gente é uma alegria muito grande celebrar esses 15 anos de resistência. Não é fácil fazer Carnaval de rua, mas a gente saúda principalmente quem veio antes. Muita gente já fazia Carnaval há muito tempo antes de nós. E é uma alegria também poder pensar no futuro, poder levar muita gente junto com a gente também, outros blocos parceiros e fortalecer o movimento de resistência da cultura de Belo Horizonte. Que venham mais 15, 30, 50, 100 anos de ‘Então, Brilha’”, diz Mariana Fonseca, presidenta do bloco.

Bruno Marques, de 28 anos, é funcionário público e veio com os amigos curtir o ensaio do bloco “Então, Brilha”. Para ele, que é morador de Belo Horizonte, é importante estar presente no Carnaval da capital mineira.

Bruno Marques e os amigos (Alex de Jesus/O TEMPO)

“Eu e meus amigos já marcamos de ir no desfile do ‘Então, Brilha’ e em outros de BH. O Carnaval aqui está bombando. Importante valorizar o nosso Carnaval. Curtimos com muito respeito e diversidade”, comenta Bruno.

Já Cíntia Caroline, empreendedora de 38 anos, deixou de ser apenas uma foliã para fazer parte do bloco. Pela primeira vez, ela vai se apresentar como pernalta.

“É um bloco que valoriza muito a arte e essa relação com o público. Hoje nós abrimos o ensaio e estaremos também presentes no desfile. Está sendo muito lindo e emocionante fazer parte disso pela primeira vez”, conta.

Cíntia Caroline vai se apresentar como pernalta (Alex de Jesus/O TEMPO)

O estudante Matheus Saraiva, de 28 anos, aproveitou o sábado pra curtir com o namorado Igor Assis e o primo dele. Mesmo faltando um mês para o Carnaval, ele não esperou e resolveu se divertir no ensaio do bloco “Então, Brilha”.

“O Carnaval de BH tem crescido a cada ano e a gente quer sentir essa energia o quanto antes. Eu nunca tinha vindo no ensaio do ‘Então, Brilha’, aí aproveitei hoje. Espero que esse Carnaval seja tão alegre quanto os outros, sem preconceito, com muito respeito, sem assédio, não é não. Vamos nos divertir sem arrumar problema com ninguém. Só amor”, ressalta Matheus.

Matheus e o namorado Igor (Alex de Jesus/O TEMPO)

O evento, que começou às 14h, vai até às 22h e ainda conta com o bloco Swing Safado, Estagiários Brass Band, a banda Suor Tropical, DJ Naroca e DJ Shock. O desfile do “Então, Brilha!” será no dia 1º de março, às 5h, e a concentração acontece entre as ruas São Paulo e Curitiba, no Centro de Belo Horizonte.