O folião que gosta de sair para as ruas produzido durante o Carnaval sabe que a maquiagem nos dias de festa, além de brilhante, criativa e confortável, também tem que ser duradoura e prática. E alguns truques fazem toda a diferença para aumentar a resistência da produção, que nem sempre precisa ser feita por um profissional para se destacar. 

Em entrevista ao portal O TEMPO, maquiadores dão dicas básicas para fazer a sua produção durar por horas. Veja também o que é tendência este ano e como fazer a make em casa, gastando poucos minutos.

 

Tendências

O maquiador expert do Boticário, Sadi Consati, elegeu duas produções fáceis de se fazer nos olhos e que estão em alta para o Carnaval deste ano: O delineador gráfico e as sombras luminosas.

Segundo ele, a produção com as sombras pode ser feita com os próprios dedos, e até dispensa o uso de pincéis: 

“Essa brincadeira com as sombras luminosas e mais claras são tendências que eu vejo muito para o Carnaval. Você pode colocar uma sombra metalizada no olho todo e misturar cores.  Com o dedo mesmo você mistura várias sombras luminosas e depois pode acrescentar um glitter. Você pode trazer ela embaixo dos olhos e também no local do iluminador”, explica o especialista.

Produções com sombras luminosas podem ser feitas com os próprios dedos- Foto: Pollyana Sales/ O TEMPO

Para o delineado gráfico colorido, Sadir indica o uso de uma paleta multifuncional e de pincéis bem finos. “Os delineados gráficos também são uma aposta, mas é pra quem já tem habilidade. E eles podem ser feitos com as próprias sombras”.

Outra dica é usar e abusar do iluminador. O maquiador indicou sete pontos de luz no rosto em que podemos aplicar o produto. No Carnaval, o exagero não é um problema.

  1. Abaixo da sobrancelha
  2. Canto interno do olho
  3. Ossinhos acima da bochecha.
  4. Centro da testa
  5. Topo do nariz
  6. Arco do cupido
  7. Centro do queixo
O maquiador Sadi Consati indica paletas multifuncionais para produzir uma make prática - Foto: Divulgação O Boticário

 

Como fazer a make durar?

O primeiro passo para ter uma maquiagem resistente é cuidar da pele. Para isso, é importante hidratar o rosto com um hidratante potente antes de começar a produção. Veja os passos:

  1. Limpar bem o rosto com um sabonete facial e retirar toda a oleosidade da pele.
  2. Passar um hidratante potente
  3. Usar e abusar do protetor solar

Para quem for usar base na produção, também existe um tipo que é mais indicado: 

“Normalmente as bases mattes são mais resistentes, elas duram mais tempo, além de ajudarem a controlar a oleosidade e o brilho. Então com ela você terá um resultado mais duradouro, prolongado e bonito, do que com a base glow ou hidratante. O pó também ajuda a selar e dar mais durabilidade”, explica Sadi.

Colar pedrinhas de brilho no rosto também fazem toda a diferença na produção. E a dica para fazer com que elas não caiam no meio da folia, segundo a maquiadora Lua Gomes, é usar a cola de cílios.

“Com a sua cola de cílios você pode fazer um delineado invisível, esperar o produto secar e colar a pedrinha em cima. Outro truque para quem tem dificuldade com as pedrinhas é usar a ponta da cola para pegá-las”, explica. A dica é válida até para aquelas que já vêm com cola.

Lua Gomes aposta no delineado gráfico para o Carnaval- Foto: Alex de Jesus- O TEMPO

Em relação aos glitters, também é importante ter cuidado, principalmente com aqueles que não são próprios para a maquiagem.

“No Carnaval, glitter é super usado, né? E, às vezes, a pessoa usa um glitter de papelaria, que nem é pro rosto, e isso pode dar sensibilidade, irritação. Esses glitters de papelaria são maiores e isso pode cair no olho e até cortar, inclusive. Não use glitter que não seja específico para maquiagem”, orienta o maquiador do Boticário Sadi Consati.