É comum realizar uma festa junina no meio do Carnaval? Para alguns blocos, o axé e a música eletrônica podem predominar. Mas para o “Pisa na Fulô” - que há dez anos faz parte da folia de Belo Horizonte e em 2025 tem o mote ‘ser tão belô’ -, o típico e tradicional forró da época junina é elemento para agitar os foliões três meses antes das festas do mês de junho. Emplacado pela ‘Fogueira de São João’, de Luiz Gonzaga, o cortejo iniciou desfile pela via 710, no bairro Dom Joaquim, região Nordeste de Belo Horizonte. 

O bloco se distingue por sua sonoridade, estética e missão em perpetuar a cultura popular. O repertório é composto por ritmos de xote, baião, forró, xaxado e rastapé. A bateria conta com instrumentos típicos como zabumba, triângulo, agogô de coco, caixa e ganzá.

E essa história começou em uma praça que dá nome ao bloco “Pisa na Fulô”, que fica localizada entre as ruas Peçanha e Patrocínio, no alto do bairro Carlos Prates, região Noroeste da capital mineira. Marina Faria, 45 anos, uma das fundadoras do bloco, conta que os cinco primeiros desfiles foram realizados no Carlos Prates e, em 2020, houve a migração para a via 710.

Bloco Pisa na Fulô garante o forró no Carnaval 2025 de Belo Horizonte. Foto: Mateus Pena/O Tempo

Ela afirma que o mote ‘Ser Tão Belô’ reforça a ligação da história do bloco com a do Carnaval de rua de Belo Horizonte. “Nosso objetivo é viver a cidade, principalmente te o bairro Carlos Prates, e explorar seus cantos, cuidar dos espaços comuns e celebrar encontros. Também é exaltar a riqueza da cultura popular, relembrando grandes nomes do forró brasileiro como Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Alceu Valença”, destacou Marina. 

Representatividade feminina 

Um dos destaques do “Pisa na Fulô” remete à representatividade feminina. O bloco conta com ala de dança, produção e bateria majoritariamente composta por mulheres, além de uma regente e duas cantoras liderando a festa. “Valorizamos a diversidade e a força das mulheres aqui nesse bloco. Podemos ser o quisermos e merecemos respeito”, declarou Marina.