Astrólogos, numerólogos e videntes cravaram que 2020 seria mais tranquilo que 2019. João Bidu, referência da área no Brasil, virou até meme porque disse que o ano seria “mais leve”. Então o que houve que fez esse cenário ser tão diferente (até a data de hoje)?
“Astrologia é um estudo matemático, mas a interpretação é simbólica”, explica a astróloga Virginia Gaia. Ela lembra que entender o que o ângulo dos outros astros em relação à Terra significa é algo que parte de cada um.
Para o astrólogo Michel Ramos, a confusão começou no Sol, o astro regente deste ano. “As pessoas tiveram impressão de que o Sol traria força, vitalidade e paixão, mas, na verdade, ele está nos fazendo questionar nossa essência e nossos sonhos, valores e desejos”, explica.
Na astrologia, o Sol representa aspirações pessoais, mas o autoconhecimento pode vir com dor, alerta o tarólogo Bruno Vieira, do Núcleo Ganapati, que também viu o Sol nas cartas que tirou para tentar ver o que viria em 2020.
Ele não minimiza o sofrimento que a pandemia tem causado às pessoas, mas pontua que a necessidade de isolamento é oportunidade para algumas se conhecerem melhor, justamente o que indica a carta do Sol.
Pandemia
“A astrologia não errou”, garante a astróloga Virginia Gaia. Ela recupera um texto de 2011, do astrólogo francês André Barbault, que morreu em 2019, aos 98 anos. Ele disse que a maior crise do século 21 seria em torno de 2020 e cravou: "Estaremos seriamente ameaçados de uma nova pandemia ao cabo de 2020 e 2021”.
Para Virginia, há um lado bom nas mudanças que a astrologia aponta para os próximos anos. “É uma mudança positiva, por ser uma nova revolução tecnológica e de ideias”, conclui.
Segundo semestre
A pedido da reportagem, Bruno Vieira tirou as cartas do tarô para mostrar como deve ser o segundo semestre. “O tarô prevê que, se você tomar determinado caminho, andando reto, vai cair em um buraco. Mas você pode escolher virar à direita, à esquerda ou construir uma ponte sobre ele”, exemplifica. E finalizou. “A mudança começa dentro de casa, é preciso aprender algo ali”.
Vacina em dezembro?
Astrólogos aguardam dezembro com acelerado avanço científico. “Sou otimista em relação à vacina (contra a Covid-19), só que a astrologia está batendo com as previsões de um ano, um ano e meio para que ela esteja disponível. Talvez tenhamos uma boa notícia em dezembro”, diz Virginia Gaia. No entanto, para André Barbault, astrólogo que previu a pandemia, a tensão mundial se alivia apenas após 2022.