A chuva da noite dessa quarta-feira (9 de outubro), apesar de pouco volumosa, causou transtornos em Belo Horizonte. Na região do Barreiro, um Ipê de grande porte se desprendeu do solo e caiu sobre residências na rua São Paulo da Cruz. Com a raiz apodrecida, a árvore atingiu um muro e pesou sobre o capô de um veículo dos moradores. O acidente só não deixou feridos porque as pessoas já estavam dentro das residências. A rua está há pelo menos 14 horas sem luz. 

A aposentada Maria Aparecida da Rocha, de 63 anos, escapou por pouco de ser atingida. “Estava um vento muito forte. Eu entrei em casa, coloquei os cachorros para dentro e, de repente, no que eu fechei a porta, escutei um barulhão. Quando fui ver, era o Ipê que tinha caído. Graças a Deus não atingiu a gente”, relata.

A árvore tombou sobre a residência de Maria, deixando um estrago em uma parte do muro. O pior para a moradora tem sido a falta de energia elétrica. “Estamos até agora sem luz, sem previsão de voltar ao normal. A gente vai se virando”, lamenta. A reportagem demandou a Cemig e aguarda retorno sobre a situação. 

A queda do Ipê também prejudicou o encarregado de obras Nilton Alves Cassimiro, de 49 anos, vizinho de Maria Aparecida. Parte do tronco caiu em cima do capô do carro do morador. “Foi por volta da meia-noite. Minha esposa estava chegando do serviço. Quando ela entrou em casa, nós escutamos um estrondo. O ipê caiu na casa da vizinha, bateu no muro que divide com a gente, e caiu em cima do capô do meu carro e em cima do meu viveiro”, conta ele. 

Na região Barreiro, choveu 1,8 mm de ontem (quarta-feira. 9 de quarta-feira) até a manhã desta quinta-feira (10). O volume da precipitação representa 1,6% da média esperada para o mês – 110,1 mm. Mesmo pouca, a chuva, acompanhada de ventos fortes, foi suficiente para derrubar a árvore. Segundo Nilton, os moradores já tinham demandado a prefeitura sobre o corte do Ipê antes do incidente.

“Acionamos o Executivo várias vezes. Eles [os servidores] vieram aqui e disseram que não tinha risco. E aí, você vê, caiu a árvore, com as raízes podres”, diz. O morador teme, agora, a queda de uma outra árvore da rua. “Ela já está tombando também. Dá medo, porque pode atingir moradores. Crianças passam na rua toda hora. Pode machucar alguém em algum momento”, continua Nilton. 

A reportagem demandou a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) sobre a poda ou corte das árvores em risco da rua São Paulo da Cruz e aguarda retorno.